Paraná Extra

A fixaA�A?o de horA?rio para a entrega domiciliar

Claudio Henrique de Castro

 

Em Curitiba hA? lei municipal, desde 2012, que determina que os fornecedores de bens e serviA�os deverA?o fixar data e o turno para a entrega de produtos ou serviA�os aos consumidores.

Entende-se por turno da manhA? das 7h A�s 12; da tarde das 12h A�s 18h e da noite das 18h A�s 22h. A lei nA?o prevA? puniA�A?o ou multa pelo descumprimento, mas pode gerar indenizaA�A?o no poder judiciA?rio ou multa aplicada pelo Procon.

Esta lei beneficiou as empresas ao invA�s dos consumidores, pois fez com que os consumidores fiquem A� disposiA�A?o da entrega por longo tempo.

NA?o A� razoA?vel fazer os consumidores esperarem de cinco a seis horas para entrega de produtos ou serviA�os, mesmo que seja por turno.

Por exemplo, se for de manhA? poderA? ser das 8h A�s 12h, mais o tempo da entrega, que pode entrar no horA?rio do almoA�o ou em outro turno, se for no final do turno.

Esta determinaA�A?o somada a impontualidade das entregas de produtos e serviA�os pode gerar vA?rios transtornos aos consumidores.

Se o fornecedor afirma que comparecerA? em determinado horA?rio e descumpre sua promessa, ele deverA? arcar com os prejuA�zos resultantes desta conduta.

Cabe aos consumidores colocarem a pontualidade da entrega como item determinante para a celebraA�A?o da compra do produto ou serviA�o.

A� importante que a entrega pontual faA�a parte da negociaA�A?o da compra e nA?o seja acertada somente apA?s a celebraA�A?o do negA?cio.

Este tema merece uma lei estadual ou federal para que a entrega seja feita no menor tempo possA�vel e nA?o deixe os consumidores perderem seu precioso tempo.

Esta demora gera lucro A�s empresas pela reduA�A?o dos custos com transporte e pessoal.

Exija seus direitos e negocie na hora da compra.

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