Paraná Extra

A fixaAi??A?o de horA?rio para a entrega domiciliar

Claudio Henrique de Castro

 

Em Curitiba hA? lei municipal, desde 2012, que determina que os fornecedores de bens e serviAi??os deverA?o fixar data e o turno para a entrega de produtos ou serviAi??os aos consumidores.

Entende-se por turno da manhA? das 7h Ai??s 12; da tarde das 12h Ai??s 18h e da noite das 18h Ai??s 22h. A lei nA?o prevA? puniAi??A?o ou multa pelo descumprimento, mas pode gerar indenizaAi??A?o no poder judiciA?rio ou multa aplicada pelo Procon.

Esta lei beneficiou as empresas ao invAi??s dos consumidores, pois fez com que os consumidores fiquem Ai?? disposiAi??A?o da entrega por longo tempo.

NA?o Ai?? razoA?vel fazer os consumidores esperarem de cinco a seis horas para entrega de produtos ou serviAi??os, mesmo que seja por turno.

Por exemplo, se for de manhA? poderA? ser das 8h Ai??s 12h, mais o tempo da entrega, que pode entrar no horA?rio do almoAi??o ou em outro turno, se for no final do turno.

Esta determinaAi??A?o somada a impontualidade das entregas de produtos e serviAi??os pode gerar vA?rios transtornos aos consumidores.

Se o fornecedor afirma que comparecerA? em determinado horA?rio e descumpre sua promessa, ele deverA? arcar com os prejuAi??zos resultantes desta conduta.

Cabe aos consumidores colocarem a pontualidade da entrega como item determinante para a celebraAi??A?o da compra do produto ou serviAi??o.

Ai?? importante que a entrega pontual faAi??a parte da negociaAi??A?o da compra e nA?o seja acertada somente apA?s a celebraAi??A?o do negA?cio.

Este tema merece uma lei estadual ou federal para que a entrega seja feita no menor tempo possAi??vel e nA?o deixe os consumidores perderem seu precioso tempo.

Esta demora gera lucro Ai??s empresas pela reduAi??A?o dos custos com transporte e pessoal.

Exija seus direitos e negocie na hora da compra.

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