Paraná Extra

Abandono de animais em Curitiba aumenta até 50% nas férias

Com a chegada das férias e das festas de fim de ano, aumenta em até 50% o número de abandono de animais em Curitiba. Para conscientizar e combater esse tipo de crime, neste mês é realizada a campanha Dezembro Verde. A ação visa conscientizar a população sobre a guarda responsável dos pets, evitar maus tratos e abandono de animais.

Em média, são vinte denúncias de maus-tratos e comércio irregular que chegam diariamente na Rede de Proteção Animal de Curitiba, da Prefeitura. O especialista em comportamento pet, Alexandre Rossi afirma que, em alguns casos, o animal é dado de presente de Natal e a pessoa não está preparada para cuidar adequadamente do bichinho.

Ele afirma que nesta época do ano aumenta também o número de cães que fogem de casa, principalmente por causa do medo dos fogos de artificio que assustam os animais.

As denúncias de maus-tratos e abandono podem ser feitas pela Central 156, da Prefeitura. A pena pode chegar a três meses a um ano de prisão e multa. Em novembro, o prefeito Rafael Greca anunciou que o Natal deste ano tem fogos de artificio silenciosos. Na Câmara Municipal de Curitiba há também um projeto de lei em discussão, da vereadora Fabiane Rosa, para que se proíba fogos de artifício com barulho na capital paranaense.

(Bandnews)

Deixe uma resposta