Paraná Extra

Agora foi o site do Banco do Brasil o alvo dos hackers

Pelo terceiro dia consecutivo um site de bancos brasileiros foi alvo de ataque dos hackers. Desta vez, por volta das 9h desta quarta-feira (1°), a página na internet do Banco do Brasil foi retirada do ar. A autoria do ataque novamente foi assumida pelo grupo Anonymous do Brasil, que em seu perfil no na rede social Twitter deixou o seguinte relato: “Atenção Majuros: Alvo Atingido! O @BancodoBrasil está à deriva! TANGO DOWN! Tango Down!”.

 

O Anonymous Brasil promete não parar por aí. “Não estamos aqui para agradar ninguém! Iremos fazer todos abrir os olhos pelo bem ou pelo mal! Que venha o próximo alvo”. O grupo alega que os ataques são um protesto contra a corrupção no país. A intenção da organização é tirar do ar pelo menos um serviço de internet banking por dia. A escolha desta semana, de acordo com o Anonymous, foi feita por concentrar a maioria dos pagamentos de salários por parte de empresas.

 

Banco do Brasil nega ataque

 

O site do Banco do Brasil (BB) está instável hoje (1º), com picos de acesso ocorridos a partir das 10h. Há registros de que a página tenha ficado fora do ar por alguns instantes, mas o BB nega. Segundo o banco, houve apenas lentidão no sistema em algumas regiões do país.

 

Segundo a assessoria de imprensa do BB, não houve tentativa de invasão do site por hackers, mas picos de acesso que geram instabilidade no sistema. Ainda de acordo com o BB, não houve risco para a segurança dos dados dos clientes. “O Banco do Brasil também rechaça qualquer especulação sobre ameaça à segurança dos servidores e sistemas operacionais.”

 

No Twitter, o grupo de hackers Anonymous Brasil promete provocar problemas em um site de banco por dia. Os hackers também dizem ter provocado problemas no site do Bradesco ontem (31) e na página do Itaú, no último dia 30.

 

Em nota, o Bradesco disse que o site apresentou “momentos de intermitência com volume de acessos acima da média entre as 10h e as 12h [de ontem], mas não chegou a ficar fora do ar”. “O banco esclarece que essa quantidade elevada de acessos aconteceu em sua página institucional, e as funcionalidades do Internet Banking foram preservadas.”

 

O Itaú Unibanco, também por meio de nota, disse que houve “indisponibilidade” em seu site na última segunda-feira (30), “mas a normalidade foi retomada em seguida”. “Importante lembrar que todos os demais canais eletrônicos estavam disponíveis para as operações dos clientes”. O banco orienta que caso os clientes tenham alguma dificuldade de acesso, usem “o telefone [30 Horas], os 29 mil caixas eletrônicos onde podem fazer mais de 300 operações, além de toda a rede de agências, que hoje soma cerca de 5 mil [unidades] em todo o país”.

Deixe uma resposta