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Alimentos podem aumentar a imunidade com a chegada do inverno

Gripe, resfriado, rinite, asma, bronquite e infecAi??Ai??es respiratA?rias. Basta que a primeira frente fria chegue para que os sintomas dessas doenAi??as comecem a aparecer na populaAi??A?o. AlAi??m do ar seco e do frio, a variaAi??A?o de temperatura ai??i?? o vento gelado na rua e ambientes fechados em casa ou no escritA?rio ai??i?? colaboram para baixar a imunidade do corpo.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Karin Flemming, explica que Ai?? importante redobrar os cuidados com a alimentaAi??A?o. Segundo a especialista, alguns alimentos, inclusive, ajudam a reforAi??ar a proteAi??A?o do organismo por reunir muitos componentes importantes para manutenAi??A?o da imunidade.

Karin reforAi??a ainda que as refeiAi??Ai??es devem conter legumes, verduras e frutas, sobretudo aquelas ricas em vitaminas A, B e C. ai???AlAi??m disso, a ingestA?o de lAi??quidos ajuda na hidrataAi??A?o e evita que as vias aAi??reas fiquem ressecadas e formem feridas, que sA?o portas de entrada para doenAi??asai???, alerta ela.

Dormir bem, controlar o estresse e praticar atividades fAi??sicas, acrescenta a nutricionista, tambAi??m ajudam a proteger o sistema imunolA?gico durante o frio.

A nutricionista da Prefeitura lista nove alimentos que ajudam a proteger o corpo dos vilAi??es do frio:

 

Gengibre

O alimento contAi??m uma substA?ncia chamada gingerol, que regula o sistema imunolA?gico do organismo deixando o corpo menos suscetAi??vel a gripes, a resfriados e a outras doenAi??as autoimunes. As propriedades anti-inflamatA?rias tambAi??m contribuem para secar e limpar o muco, diminuindo a proliferaAi??A?o de vAi??rus e bactAi??rias. AlAi??m disso, o gengibre previne doenAi??as do coraAi??A?o, porque diminuem a formaAi??A?o de coA?gulos sanguAi??neos e Ai?? muito usado para a diminuiAi??A?o dos enjA?os no tratamento com quimioterapia.

 

Vegetais verde-escuro

BrA?colis, couve, rA?cula, espinafre sA?o fontes de vitaminas A, B6 e B12, que sA?o essenciais para a maturaAi??A?o das cAi??lulas imunes, ajudando na resistA?ncia Ai??s infecAi??Ai??es. O A?cido fA?lico (vit B9), especificamente, participa na formaAi??A?o dos glA?bulos brancos, responsA?veis pela defesa do organismo.

 

Oleaginosas

Pistache, noz, amA?ndoa, castanha e amendoim. Oleaginosas oferecem inA?meras propriedades nutritivas, pois sA?o ricas em muitos nutrientes, sendo fonte de proteAi??nas vegetais, de gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada, fibra alimentar, vitaminas antioxidantes (como o selA?nio), minerais (essenciais para a imunidade) e fitoquAi??micos. Entre os fitoquAi??micos, os fitoesterA?is presentes nas oleaginosas ajudam a prevenir cA?ncer e as doenAi??as cardiovascular.

 

Tomate

O tomate Ai?? rico em vitaminas A, B e C, bem como em sais minerais como fA?sforo, potA?ssio, cA?lcio e magnAi??sio. Por isso, a fruta auxilia na proteAi??A?o do sistema imunolA?gico. A substA?ncia responsA?vel por esses benefAi??cios, que dA? a coloraAi??A?o vermelha ao alimento, Ai?? o licopeno. Esse nutriente Ai?? antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres, que leva ao envelhecimento precoce. O licopeno tambAi??m ajuda na proteAi??A?o do sistema cardiovascular e na proteAi??A?o contra alguns tipos de cA?ncer.

 

Alho

Usado hA? sAi??culos para o tratamento de gripes, resfriados, inflamaAi??Ai??es e dores, o alimento tambAi??m ajuda a eliminar substA?ncias tA?xicas do corpo, reduzindo inclusive o risco de diversos tipos de cA?ncer. Deve-se consumi-lo cru e picado ou amassado, pois o calor pode inativar os compostos ativos. A quantidade recomendada Ai?? um dente de alho grande ou dois pequenos por dia.

 

Frutas CAi??tricas

Laranjas, limAi??es, tangerinas e toranjas sA?o as frutas cAi??tricas mais conhecidas e consumidas e fornecem importantes nutrientes e vitaminas para corpo graAi??as a compostos naturais, como bioflavonoide, pectina fA?lica e fibras. Eles tambAi??m tA?m alguns minerais, como o cA?lcio, potA?ssio e magnAi??sio. Esses componentes ajudam a reforAi??ar as defesas, prevenindo resfriados. Os bioflavonA?ides tambAi??m protegem as nossas cAi??lulas e tA?m funAi??A?o antibactericida, antivirA?tica e antialAi??rgica. Por terem alto teor de A?cido cAi??trico e vitamina C, essas frutas tambAi??m sA?o ideais para o bom funcionamento do intestino, nervos, mA?sculos e as cAi??lulas vermelhas do sangue.

 

Pimenta vermelha

SA?o digestivas, pois aumentam a produAi??A?o de suco gA?strico. AlAi??m disso, tA?m propriedades antiinflamatA?rias e aceleram o metabolismo, o que auxilia no processo de emagrecimento. O fitoquAi??mico responsA?vel pelos benefAi??cios Ai?? denominado de capsaicina, responsA?vel pelo ai???ardidoai??? do alimento. Esta substA?ncia tem a capacidade de reduzir a quantidade de radicais livres no organismo, sendo considerada um antioxidante e tambAi??m um expectorante natural. As pimentas vermelhas tambAi??m sA?o fontes de vitaminas A, C e do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e A?cido fA?lico). A capsaicina Ai?? encontrada em pimentas vermelhas, como a pimenta malagueta, cayenna, jalapeAi??o e dedo-de-moAi??a.

 

Canela

A especiaria tem propriedades antiinflamatA?rias e antimicrobianas. Ai?? antioxidante, combatendo os radicais livres. Por reduzir a absorAi??A?o do aAi??A?car e ajudar na regulaAi??A?o dos nAi??veis de glicose no sangue, Ai?? ideal para ser consumida em sobremesas.

 

Cogumelo shitake

AlAi??m de ser um alimento de poucas calorias, rico em fibras e com grande quantidade de proteAi??na, o shitake Ai?? rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produAi??A?o das cAi??lulas de defesa (glA?bulos brancos) e aumentar a imunidade. Por isso, inclusive, o alimento Ai?? usado em tratamentos contra cA?ncer e HIV.

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