Paraná Extra

Alta do dólar já se reflete em aumento do preço do pão

A alta no dólar deixou o pão francês até 10% mais caro nas padarias do Paraná em 2020, de acordo com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep).Desde o início do ano, a cotação do dólar em relação ao real aumentou 18%. Como maior parte do trigo usada para as farinhas de panificação no Brasil é importada, a alta na moeda impacta no preço dos derivados do produto no país.
“A produção envolve muitos produtos importados, entre ele o trigo, então não temos como fugir do dólar”, afirmou o presidente do Sipcep, Vilson Borgmann.
No mesmo período, o preço da saca de trigo comercializada no estado aumentou 15% no estado, de acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Além do aumento no preço do pão, sindicato afirma que os demais produtos de panificação aumentaram pelo menos 5% no período.
Safra
Além do aumento do dólar, os estoques internos de trigo estão baixos, o que aumenta o preço do produto.
“A China aumentou o consumo de pão, então a tendência é que comece a faltar trigo no mercado internacional. Além disso, há duas safras tem quebra na produção nacional”, disse Borgmann.

 

(G1PR)

Deixe uma resposta