Paraná Extra

Antes de pegar a estrada confira itens fundamentais do veículo

Antes de se pegar a estrada para sair neste feriadão, é fundamental disponibilizar um tempo para fazer uma revisão no veículo, já que nas rodovias ele é utilizado em condições de maior velocidade e potência.

Os especialistas apontam os itens essenciais para se ter uma viagem tranquila e segura, que são os seguintes: 

Água do radiador: O radiador é o dispositivo que serve para trocar o calor entre o ar do ambiente e a água que circula na máquina. O calor do motor é roubado pela água, que por sua vez é resfriada pelo ar. Se o nível do líquido estiver abaixo do mínimo, está na hora de completar. 

Água do limpador dos vidros: Para verificar o nível da água neste dispositivo, procure uma tampinha amarela ou laranja na parte da frente, próximo ao motor. Geralmente a tampa possui um desenho de um parabrisa com o jato de água, e fica no canto extremo direito ou esquerdo de seu carro. 

Óleo: O prazo para a troca do óleo é diferente para cada modelo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada um ano. 

Freios: O nível do fluído dos freios deve ser checado e qualquer anormalidade deve ser investigada melhor, bem como suas pastilhas que devem receber atenção do condutor. 

Direção Hidráulica: O maior índice de defeitos que ocorre nas direções hidráulicas é o vazamento de óleo, devido ao desgaste natural dos componentes internos. Esse defeito não pode ser reparado e as peças devem ser substituídas. Fique atento. 

Pressão dos pneus: O manual do seu carro indica qual a calibragem ideal para o pneu. Não esqueça de checar esse item antes de pegar a estrada. 

Correias: Por conta da presença de diversos tipos de correia nos veículos, é importante não esquecer de nenhuma delas: dentada, alternador, ar condicionado e direção hidráulica. Além disso, é importante ficar atento à pressão sobressalente dos pneus.

 

Deixe uma resposta