Paraná Extra

Anvisa e PF fazem operação contra falsos implantes odontológicos

A Anvisa e a Polícia Federal (PF) realizam hoje (6) operação conjunta em Curitiba para apreender implantes odontológicos falsos. A ação faz parte de uma série de operações que ocorrem por todo o Brasil desde 2016 e desta vez mira em cinco empresas na Região Metropolitana de Curitiba.

A ação tem apoio da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO), entidade que representa o setor de fabricantes de equipamentos médicos e odontológicos.  Segundo a associação, dos mais de 2 milhões de implantes feitos no país, 30% são feitos com produtos sem procedência, sem o conhecimento do consumidor.

A prática pode causar danos à saúde dos pacientes que vão desde rejeição do implante até inflamações infecções graves, podendo levar, inclusive, à morte. A operação já apreendeu 75 mil implantes falsificados em São Paulo, Goiânia e João Pessoa.
A falsificação de implante é considerada como crime hediondo, previsto no artigo nº 273 do Código Penal, podendo acarretar penas de dez a 15 anos de prisão em regime fechado.

Deixe uma resposta