Paraná Extra

Aumenta a população do papagaio-de-cara-roxa no litoral

Censo realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) mostrou o aumento da população do papagaio-de-cara-roxa, uma espécie encontrada na região do litoral do Paraná e no litoral sul do estado de São Paulo. Dos cinco mil animais encontrados na década de 1980, hoje a população total é de, no mínimo, 9 mil indivíduos e o Paraná abriga pouco mais de 7.400 deles. Também foram instalados 150 ninhos artificiais ao longo dos anos para que os casais pudessem se reproduzir. Desde 2014, o papagaio-de-cara-roxa não está mais na lista nacional de espécies ameaçadas.

Porém, segundo a bióloga Elenise Sipinski, da SPVS, uma parte significativa da Mata Atlântica e a própria espécie estão em risco de desaparecer se Pontal do Paraná se transformar em uma região portuária.
A Grande Reserva da Mata Atlântica contempla uma área de dois milhões de hectares e envolve 46 municípios do Paraná e de São Paulo. O gestor do projeto da Grande Reserva, engenheiro florestal Ricardo Aguiar Borges, acredita que o ecoturismo deveria receber maior incentivo no litoral do Paraná para manter a preservação ambiental e a qualidade de vida das pessoas.

(Bandnews)

Deixe uma resposta