Paraná Extra

Balneabilidade é destaque nessa temporada de verão

O Instituto Água e Terra (IAT) destaca que as águas das praias e represas artificiais do Litoral e Interior do Estado apresentaram ótima balneabilidade nessa temporada de verão 2020/2021. O 9º e último boletim, emitido nesta sexta-feira (12), mostra somente Ponta da Pita, em Antonina, como ponto desfavorável para banho, além dos dez rios permanentes impróprios no Litoral. O Interior segue com todos os pontos próprios.

Durante a temporada, cinco locais tiveram sua balneabilidade comprometida. “Tivemos quatro casos muito pontuais por conta da grande quantidade de chuvas, além da Ponta da Pita, que se manteve impróprio por toda a temporada em razão do lançamento irregular de esgoto presente por lá”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira. “A qualidade para banho traz segurança para os veranistas”.

O resultado do último boletim vale até a próxima semana (18).

APLICATIVO – Nessa temporada os veranistas tiveram uma novidade. O novo aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná” auxiliou, de maneira prática e dinâmica, na identificação dos pontos impróprios.

Pelo celular, é possível ver, no mapa, o local exato monitorado pelo IAT, sendo facilmente identificado com um ponto de referência, como uma rua ou um comércio, por exemplo.

Deixe uma resposta