Paraná Extra

Governador confirma nome de Giacóia para o MP

Logo após receber a lista tríplice com os possíveis nomes para o cargo de procurador-geral do Ministério Público (MP) do Paraná, nesta quinta-feira (15), o governador Beto Richa anunciou que iria seguir o resultado das eleições e indicou o nome do procurador de Justiça Gilberto Giacoia para a função.

A lista foi entregue pelo atual procurador-geral, Olympio de Sá Sotto Maior, e pelo e pelo presidente da Comissão Eleitoral do MP, Vanderlei Bonamigo.

Giacoia recebeu 397 votos, seguido por Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer, com 247 votos, e Fuad Chafic Abi Faraj, com 86. Houve seis votos em branco e 2 nulos. Dos 620 integrantes do MP, 597 participaram da eleição.

A posse de Giacoia será em 9 de abril e o mandato é de dois anos. O regimento do MP prevê a possibilidade de reeleição.

 

Gilberto Giacoia está no MP há 31 anos. Foi procurador-geral de Justiça, de 1998 a 2000, tendo presidido o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP (CNPG), de 1999 a 2000. Atua na 1ª Procuradoria de Justiça Criminal e também tem atuação acadêmica. Giacoia é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010), é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uemp).

Deixe uma resposta