Paraná Extra

Boletim aponta praias com águas de boa qualidade para banho

O sexto boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra emitido nesta sexta-feira (22) aponta que somente Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, seguem desfavoráveis para banho.

O Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes, voltou a apresentar qualidade para banho. Já no Interior, o Rio Paranapanema segue impróprio pela segunda vez.
Um ponto impróprio apresenta quantidade alta de contaminação de origem fecal, sendo prejudicial à saúde. “Até que isso seja dispersado, é importante evitar esses locais”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

APLICATIVO – Para ter acesso aos pontos próprios e impróprios de maneira rápida e dinâmica, é só baixar o novo aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná”, ou acessar os boletins pelo site do Instituto Água e Terra (http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Balneabilidade ou do Verão Consciente (http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Verao-Consciente).

Durante a temporada 2020/2021 serão emitidos nove boletins, sendo o último no dia 12 de fevereiro. Eles são divulgados às sextas-feiras.

MONITORAMENTO – O IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Deixe uma resposta