Paraná Extra

Boletim mostra só dois pontos impróprios para banho no litoral

O Instituto Água e Terra (IAT) informa, por meio do primeiro boletim de balneabilidade que a temporada de verão 2020/2021 começa com águas favoráveis para banho e esportes aquáticos. Somente dois pontos em Morretes estão impróprios: Ponta da Pita e o Rio Nhundiaquara, no Largo Lamenha Lins. Todos os locais no Interior (Costa Oeste e Norte) se encontram próprios para banho.

Nos últimos dias ocorreram chuvas intensas que podem ter ocasionado esses pontos impróprios, já que há possibilidade de provocarem transbordamento das fossas sépticas.
“Como o solo fica muito encharcado, acaba não conseguindo absorver a água apropriadamente, e a água é fortemente carregada para os rios”, explica a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.
O monitoramento da qualidade das águas nas praias do Litoral e da Costa Oeste e Costa Norte do Estado será feito até 12 de fevereiro. Serão nove boletins, com emissão às sextas-feiras e publicados no site do IAT  (http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Balneabilidade).

Deixe uma resposta