Paraná Extra

Cai grau de endividamento e aumenta capacidade de poupar do consumidor

Pesquisa da Boa Vista SCPC divulgada pela AssociaAi??A?o Comercial do ParanA? (ACP) sobre Endividamento, Poder de Compra e Capacidade de Pagamento do Consumidor identificou queda de 7p.p. (pontos percentuais) no grau de endividamento em relaAi??A?o ao mesmo perAi??odo de 2017. Realizada entre os dias 30 de janeiro e 28 de fevereiro, com mais de 800 pessoas, em todo o Brasil, a pesquisa eletrA?nica constatou que em mAi??dia 13% dos consumidores consideram-se muito endividados. No ano passado, este percentual foi de 20%. JA? 26% afirmaram estar mais ou menos endividados. 42% um pouco endividados e 19% alegaram nA?o ter dAi??vidas. Um aumento de 8p.p. em relaAi??A?o a 2017.

Sobre a percepAi??A?o do poder de compra, houve um aumento do percentual dos consumidores que tA?m comprado mais. Em 2017, 11% tinham esta percepAi??A?o, e agora sA?o 19%. Por outro lado, caiu de 65% para 49% os que afirmam estar comprando menos em 2018, na comparaAi??A?o com o ano passado.

Para os que estA?o conseguindo manter o poder de compra, de um modo geral, prevalece a busca por qualidade ao realizarem a compra dos diversos itens da casa, em detrimento da promoAi??A?o ou da marca.

A Boa Vista tambAi??m identificou a capacidade de poupar dos brasileiros. Passou de 23% para 33% aqueles que afirmaram estar conseguindo poupar nos A?ltimos seis anos. JA? sete em cada dez informaram que nA?o tA?m conseguido economizar. Por usa vez, a poupanAi??a (60%) Ai?? o investimento mais usado, seguida de previdA?ncia privada (13%) e fundos, aAi??Ai??es, CDB e outras modalidades (31%).

A pesquisa tambAi??m investigou a suficiA?ncia da renda familiar no pagamento dos gastos fixos da casa (como conta de A?gua, luz, telefone, TV paga, conta do celular), no fim do mA?s. A dificuldade em pagar estes gastos atinge cerca de 50% dos consumidores.

62% dos entrevistados se consideram um consumidor ai???equilibradoai???. Aquele que compra o necessA?rio, mas que, Ai??s vezes, excede os gastos. 27% definiram-se ai???conservadoresai???, que compram o mAi??nimo possAi??vel e somente quando precisam, e 11% ai???consumistasai???, que compram alAi??m do necessA?rio.

Metodologia

A Pesquisa da Boa Vista SCPC sobre o Endividamento, Poder de Compra e Capacidade de Pagamento do Consumidor utilizou a metodologia quantitativa e foi realizada por meio de consulta eletrA?nica de 30 de janeiro a 28 de fevereiro. O universo Ai?? representado por consumidores que buscaram informaAi??Ai??es e orientaAi??Ai??es no portal Consumidor PositivoAi??www.consumidorpositivo.com.brAi??e cadastrados na ferramenta Blue Box Boa Vista. A amostra Ai?? de 806 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confianAi??a e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

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