Paraná Extra

Campanha alerta consumidor para “armadilhas” na hora de comprar

Comprar um vestido pela metade do preAi??o ou um carro zero quilA?metro sem precisar dar uma entrada. Essas ofertas tentadoras muitas vezes podem ser o gatilho para o consumo desenfreado.

E o combate ao consumo excessivo Ai?? o foco da campanha de educaAi??A?o financeira No meu dinheiro mando eu, da AssociaAi??A?o Brasileira das Entidades Fechadas de PrevidA?ncia Complementar (Abrapp)Ai??.

ai???As mais comuns sA?o as grandes promoAi??Ai??es com zero de entrada; pague 2 e leve 3; cartA?o de crAi??dito com o limite turbinado; 50% OFF; 10x sem juros; planos anuais e a Black Fridayai???, disse o integrante da ComissA?o TAi??cnica de EstratAi??gia e CriaAi??A?o de Valor da Abrapp, Cristiano Verardo.

A campanha descreve “armadilhas”Ai??que seduzemAi??Ai??para dar dicas ao consumidor de como nA?o se deixar levar pelo impulso de comprar e a cometer erros. Em relaAi??A?o aos planos de academias de ginA?stica, por exemplo, a recomendaAi??A?o Ai?? que consumidor avalie quais as vantagens e desvantagens de contratar um plano anual, semestral ou mensal e analisar a economia real ao contratar o serviAi??o.

Verardo alerta que o consumidor precisa refletir, antes de comprar, se realmente necessita daquele produto ou serviAi??o.

ai???Os consumidores tambAi??m nA?o avaliam os custos envolvidos em uma compra, como por exemplo, o seguro e o IPVA do carro novo; raAi??A?o, consultas, brinquedos e remAi??dios de um novo cachorrinho; ou alimentaAi??A?o, hospedagem e passeios, ao comprar uma passagem de aviA?o em uma oferta relA?mpagoai???, disse.

Outros exemplos citados sA?o ai???achar que Ai?? necessA?rio ter os produtos tops de linhaai???, ai???nA?o apurar os juros ou taxas cobradas em suas transaAi??Ai??es comerciaisai??? ou ainda adquirir itens ai???baratinhosai??? sem avaliar a qualidade da mercadoria. Segundo a Abrapp, a ideia da campanha nA?o Ai?? colocar em dA?vida os benefAi??cios das ofertas e promoAi??Ai??es, mas chamar a atenAi??A?o para a responsabilidade do consumidor sobre a tomada de decisA?o. ai???NA?o somos contra o consumo. Dinheiro Ai?? feito para gastar, mas antes Ai?? preciso fazer sobrar e, depois consumir de forma consciente na hora e no momento certo. Entendemos que a educaAi??A?o financeira Ai?? uma base importante para a aposentadoria. O jovem que administra com sabedoria as suas finanAi??as e faz uma poupanAi??a previdenciA?ria, chegarA? a maturidade com a seguranAi??a de uma fonte de renda confiA?velai???, defende o presidente da ABRAPP, Luis Ricardo Martins.

 

(AgA?ncia Brasil)

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