Paraná Extra

Chuvas aumentam risco de acidentes nas estradas, alerta a PRF

Os aguaceiros que vem sendo registrados em todo o Paraná neste final de ano são responsáveis pela maioria dos acidentes que vem ocorrendo nas estradas. Segundo  a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dirigir com chuva pode aumentar em até 40% o risco de acidentes. Isso ocorre porque a água na estrada diminui o atrito entre os pneus e o asfalto, fazendo com que veículos acabem deslizando em alguns pontos onde a água fica acumulada – a chamada aquaplanagem. Nesses casos, não se deve frear bruscamente, e sim manter a calma até que o carro volte a ter contato com o solo.
A situação preocupa e o alerta se faz essencial uma vez que a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de chuva no Paraná até pelo menos o final de semana. A expectativa, inclusive, é que o movimento mais intenso seja registrado durante o feriado de Ano Novo, entre Curitiba e o Litoral, o que exige ainda mais cautela dos motoristas no trânsito.
Balanço
Nas rodovias estaduais do Paraná foram registrados 106 acidentes durante o feriado de Natal — de sexta a segunda —, que resultaram em seis mortes e 95 pessoas feridas. Já nos trechos federais, foram 185 acidentes, dez mortes e 166 feridos.

Deixe uma resposta