Paraná Extra

Chuvas e trovoadas previstas para final de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para essa sexta-feira (9) na Região Sul pancadas de chuva forte e trovoadas isoladas, com possibilidade de queda de granizo no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

 

Deve chover nos três estados até segunda-feira (12), com exceção de domingo (11), quando o Rio Grande do Sul será atingido por névoa úmida e seca no decorrer do dia.

 

No sábado (10), deve chover em áreas isoladas no leste do Paraná, de Santa Catarina, leste e nordeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo permanece parcialmente nublado. Os termômetros oscilam hoje entre 32 graus Celsius (°C), no noroeste do Paraná, e 12°C nas áreas de serra.

 

O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), explica que uma intensa organização instável (sistema de baixa pressão) se intensifica entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, avança sobre os estados de São Paulo e do Paraná, proporcionando o ingresso de umidade em diferentes níveis atmosféricos, o que deixa o ambiente com condições de chuva. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, na imagem do satélite observa-se muita nebulosidade sobre os estados do Sul.

 

No Paraná, são registradas chuvas fracas nas regiões sul, Campos Gerais, Norte Pioneiro e leste. A nebulosidade predomina no estado nesta sexta-feira e há condição de chuva a qualquer hora do dia. O volume acumulado nas regiões sul e oeste deve ser bastante significativo. Ontem (8), desde o início da tarde, chuvas significativas foram registradas no Paraná. Os maiores volumes acumulados foram 48,8 milímetros (mm) em Cascavel e 34,8 mm em Pinhais. Em Francisco Beltrão, um forte temporal destelhou casas e danificou o estádio da cidade.

 

Em Santa Catarina, o tempo segue instável, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri), devido à influência de uma massa de ar quente e úmido e de um sistema de baixa pressão. No decorrer dos dia, a nebulosidade varia e ocorre abertura de sol, o que contribui para a rápida elevação da temperatura e a formação de núcleos de instabilidade. Pancadas de chuva com trovoadas devem ocorrer especialmente entre a tarde e a noite, se estendendo até a madrugada e o início da manhã. De acordo com o Epagri, não se descarta a possibilidade de temporais com chuva forte, ventania e granizo isolado. Amanhã (10), a condição de instabilidade e chuva fica mais restrita ao litoral, Vale do Itajaí e planalto norte.

 

Estão previstos para as próximas horas ventos fortes, com rajadas de 50 a 70 quilômetros por hora (km/h), no lltoral catarinense e mar agitado, com picos de onda até 2,5 metros, no sábado e domingo.

 

 

(Agência Brasil/Simepar)

Deixe uma resposta