Paraná Extra

Cocmeça a distribuição das vacinas para o interior

As primeiras doses das vacinas da CoronaVac, que chegaram ontem (18) à noite a Curitiba começaram a ser distribuídas nesta manhã  para as demais regionais de Saúde do Estado.

O secretário de Estadual de Saúde, Beto Preto, fez a entrega das doses referentes a Curitiba à Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak, por volta das 8 horas de manhã de hoje (19), na sede do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
Os aviões aviões que levarão as vacinas para as regionais de saúde do interior sairão do Aeroporto Bacacheri. Conforme as informações do governo estão programadas a saíde de aeronaves para  Telemaco Borba, Manoel Ribas, Umuarama, Guarapuava, Londrina, Pato Branco, Cascavel, Maringá, Apucarana e Cascavel. Helicópteros serão utilizados para o transporte das doses para São Mateus do Sul,  Doutor Ulisses, Adrianópolis, Cerro Azul e Tunas do Paraná. O mau tempo pode atrasar a entrega por via aérea, já que o Aeroporto do Bacacheri não tem plenas condições técnicas para operar com tempo nublado e chuvoso.

A coordenadora de distribuição do Cemepar, Eliane Semisek, afirmou que a meta é de que as doses cheguem as 22 regionais de saúde ainda nesta terça-feira, para que na quarta-feira, 20 a vacina esteja em todos os municípios do Paraná. Cada regional, ainda de acordo com Eliane tem de 20 a 30 municípios.

Das 265.600 doses que chegaram ao Paraná,, 22.720 são para a população indígena e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa.  Nesta terça-feira, 132 mil doses são distribuídas para as cidades. Como a vacina precisa ser aplicada em duas doses, a outra metade da remessa ficará armazenada na sede do Cemepar para ser enviada aos municípios no início de fevereiro, quando será aplicada a segunda dose nos vacinados.

Deixe uma resposta