Paraná Extra

Começa campanha nacional de vacinação contra a pólio

Começou hoje (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Segundo o governo federal, a meta é imunizar 11 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações das duas doenças. O Dia D de Mobilização Nacional está marcado para 18 de agosto, um sábado, mas a campanha segue até 31 de agosto.

De acordo com o Ministério da Saúde, são 28,3 milhões de doses no total. Todos os estados estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativadas Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Neste ano, as vacinas serão oferecidas de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo.

Neste caso, a criança vai receber um outro reforço. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Deixe uma resposta