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Comer cogumelos 2 vezes na semana reduz risco de perda de memA?ria, diz estudo

(BBC Brasil)

Comer cogumelos ao menos duas vezes por semana pode ajudar a prevenir problemas de memA?ria e fala em pessoas com mais de 60 anos.
De acordo com um estudo conduzido em Cingapura, um antioxidante encontrado em cogumelos pode ter um efeito que protege o cAi??rebro. Os pesquisadores constataram que, quanto mais cogumelos as pessoas comiam, melhor era o desempenho delas em testes de raciocAi??nio e processamento.

Apesar dos resultados, os pesquisadores dizem que ainda nA?o Ai?? possAi??vel provar uma relaAi??A?o causal direta entre o consumo de cogumelo e a melhora das funAi??Ai??es cerebrais.
Conduzido por pesquisadores na Universidade Nacional de Cingapura, o estudo usou dados de 663 chineses com mais de 60 anos que tiveram a alimentaAi??A?o e o estilo de vida acompanhados entre 2011 e 2017.

Durante os seis anos de estudo, os pesquisadores descobriram que o consumo de duas porAi??Ai??es de cogumelos por semana reduziu as chances de comprometimentos cognitivos leves em 50% na comparaAi??A?o com pessoas que comeram menos de um porAi??A?o.

Tipos de cogumelo
O comprometimento cognitivo leve afeta a memA?ria – as pessoas esquecem de coisas com mais facilidade – e causa problemas de linguagem, de atenAi??A?o e para localizar objetos. Esses sintomas, contudo, sA?o normalmente sutis e, na maioria das vezes, nA?o caracterizam demA?ncia.

Os participantes do estudo precisaram responder a frequA?ncia com que comiam atAi?? seis tipos de cogumelo, entre eles shitake, cogumelo-ostra (tambAi??m conhecido como shimeji-preto), champignon, enoki e portobello.

Os que declararam comer cogumelo tambAi??m se destacaram nos testes de velocidade de processamento cerebral, em especial os que consumiam os fungos mais de duas vezes por semana, ou mais de 300 gramas.

“Essa correlaAi??A?o Ai?? surpreendente e motivadora”, afirma o professor Lei Feng, um dos autores do estudo.

“Parece que um ingrediente A?nico comumente disponAi??vel pode ter um efeito determinante no declAi??nio cognitivo. Mas cheapest propecia uk, cheapest propecia uk, cheapest propecia uk, cheapest propecia uk, cheapest propecia uk, cheapest propecia uk. estamos falando de uma combinaAi??A?o de muitos fatores – chA?, verduras, nozes e peixe, que tambAi??m sA?o benAi??ficos”, completa Feng.

Os pesquisadores salientam ainda o fato de os cogumelos serem amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol, amlodipine besylate en espanol. um dos alimentos mais ricos em ergotioneAi??na, um aminoA?cido antioxidante e anti-inflamatA?rio que os humanos nA?o sA?o capazes de produzir por conta prA?pria.

Cogumelos tambAi??m contAi??m importantes nutrientes e minerais, alAi??m de ser rico em vitamina D, selA?nio e espermidina, substA?ncias que tambAi??m protegem neurA?nios.

Os autores do estudo, contudo, dizem que, apesar da relaAi??A?o positiva detectada no estudo, ainda Ai?? preciso aprofundar a pesquisa para determinar se hA? uma relaAi??A?o causal entre cogumelos e melhor desempenho cerebral.

AlimentaAi??A?o e estilo de vida
O estudo se baseou em informaAi??Ai??es dadas pelos prA?prios participantes sobre consumo de cogumelos e de outros alimentos. Os prA?prios pesquisadores ponderam que, justamente por isso, os dados analisados podem nA?o estar precisos.

James Pickett, presidente da Sociedade BritA?nica do Alzheimer, observa que hA? muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento de demA?ncia. Diz ainda que um terAi??o dos casos poderiam ser prevenidos com mudanAi??as no estilo de vida, incluindo a alimentaAi??A?o.

“A demA?ncia Ai?? uma das dez principais causas de morte, mas as pessoas podem tomar medidas para reduzir seu risco. Por isso, Ai?? importante basearmos nossos conselhos em evidA?ncias consistentes que se acumulam em vA?rios estudos e nA?o se deixem levar pelas descobertas. de qualquer estudo individual”, afirma Pickett.

“EntA?o, comer uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, incluindo cogumelos, Ai?? um excelente ponto de partida, nosso melhor conselho Ai?? para reduzir o aAi??A?car e o sal, ser fisicamente ativo, beber com moderaAi??A?o e evitar fumar”, diz presidente da Sociedade BritA?nica do Alzheimer.

O estudo estA? na publicaAi??A?o acadA?mica Journal Alzheimer’s Disease. A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, tambAi??m estA? conduzindo uma pesquisa similar.

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