Paraná Extra

Concessionária cria reserva ambiental para compensar obras na BR-116

Para compensar a intervenção em Áreas de Preservação Permanente causada por obras na BR-116, a concessionária Planalto Sul criou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em Bocaiúva do Sul, a 42 quilômetros de Curitiba. A criação da reserva, às margens da Estrada da Ribeira, foi feita em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, a SPVS.

A ação faz parte do projeto de plantio compensatório para preservação de floresta com araucária e perpetuação da área de restauração florestal. A área particular de 100 hectares recebeu o nome de Papagaio do Peito Roxo, uma das espécies ameaçadas que abriga.

A área também é a casa de outros animais ameaçados, como pumas, jaguatiricas e veados. O espaço é maior do que a proposta elaborada por técnicos da SPVS e previu a restauração florestal de 76 hectares e o plantio de mais de 77 mil mudas. O desenvolvimento da área deve ser acompanhado ao longo de cinco anos, dois anos além do exigido.

As compensações ambientais fazem parte das condicionantes do Ibama para realização de obras e melhorias na rodovia. O órgão ambiental havia exigido a restauração de 62 hectares e o plantio de 70 mil mudas.

Deixe uma resposta