Paraná Extra

Confirmada morte de macacos por febre amarela em Ponta Grossa

O Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, confirmou a morte de quatro macacos por febre amarela na cidade. Os animais foram encontrados mortos no distrito do Guaragi. Os laudos confirmando a doença foram divulgadas nesta quarta-feira (18).

Segundo o departamento de zoonoses, outros quatro casos suspeitos estão sendo investigados na cidade e aguardam a confirmação dos exames.

Desde o início de 2019, cinco mortes por febre amarela em macacos foram confirmadas pela Secretaria de Saúde. Os registros indicam que o vírus pode estar circulando na região.

O gerente de controle de zoonoses de Ponta Grossa, Leandro Inglês, explicou que os macacos não transmitem a doença para humanos.

“As mortes demonstram que nós temos a circulação viral naquela região. O macaco é o nosso aliado. Nossas ações são para que agora não ocorra a urbanização da febre amarela”, disse.

A vacina da febre amarela está disponível em 21 unidades de saúde de Ponta Grossa. Quem tem entre nove meses e 60 anos de idade precisa se imunizar.

Deixe uma resposta