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Consumidor: planos de saA?de novamente lideram ranking de reclamaAi??Ai??es

Os planos de saA?de fazem parte do setor que mais recebeu reclamaAi??Ai??es de consumidores direcionadas ao atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o levantamento divulgado nesta segunda (12), os contatos relacionados a operadoras de saA?de somaram 23,4% do total em 2017. O setor fica no topo doAi??rankingAi??pelo terceiro ano consecutivo, sendo responsA?vel por 28,06% das queixas em 2016 e por 32,7% em 2015.

Segundo o Idec, a maior parte das reclamaAi??Ai??es dos consumidores vem sobre o reajuste abusivo dos planos, especialmente empresariais e coletivos. AlAi??m disso, tem incomodado os usuA?rios as negativas de cobertura e falta de informaAi??Ai??es sobre os planos.

O Idec recebeu em 2017 um total de 3,8 mil chamados com reclamaAi??Ai??es e dA?vidas.

Em segundo lugar noAi??rankingAi??das reclamaAi??Ai??es ficaram as queixas relativas a compra de produtos, com 17,8%. O setor ultrapassou o ramo dos serviAi??os financeiros, que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%, mas vinha ocupando a vice-lideranAi??a das queixas nos dois anos anteriores. A maior parte dos problemas estA? relacionado a problemas com cartA?o de crAi??dito, conta corrente e crAi??dito pessoal. Em relaAi??A?o Ai?? compra de produtos, a maior parte das reclamaAi??Ai??es tinha a ver com defeitos e descumprimento nas ofertas.

Os serviAi??os de telecomunicaAi??Ai??es, incluindo telefonia mA?vel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto mais questionado nos contatos com o Idec. Do total, 15,8% das ligaAi??Ai??es foram motivadas pela relaAi??A?o com essas empresas. A TV por assinatura Ai?? a maior fonte de reclamaAi??Ai??es, seguida pelos problemas com telefonia e internet.

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