Paraná Extra

Covid-19 avança no sistema penitenciário estadual

Desde o início da pandemia no Paraná, em março, 471 presos testaram positivo para o novo coronavírus no Paraná, de acordo com o Departamento Penitenciário do estado (Depen). Os dados foram atualizados ontem (5).Do número de contaminados, 423 estão recuperados. Ao todo, são 33 mil detentos no estado, divididos por 33 penitenciárias e 37 cadeias.
“Nenhum deles precisou de atendimento médico hospitalar. A evolução que a gente vê na sociedade não está tendo a mesma proporção nas carceragens. O número não é alarmante”, afirmou o diretor do Depen, Francisco Caricati.
Durante esse período, ocorreram três mortes no sistema prisional em decorrência da Covid-19. Em 12 de julho, faleceu o ex-deputado federal Nelson Meurer – condenado pela Lava Jato. Ele estava detido na Penitenciária de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado.
Na mesma penitenciária, morreu, na quarta-feira (5), outro detento. Em 4 de agosto, um agente penitenciário não resistiu à doença em Curitiba.
Entre os servidores do sistema prisional, de penitenciárias e cadeias públicas, foram 164 confirmações, sendo que 116 estão recuperados.
(G1 PR)

Deixe uma resposta