Paraná Extra

Cresce intenAi??A?o de comprar presentes para o Dia das MA?es

Cresce de 67% para 72% a intenAi??A?o do consumidor em comprar presentes para este Dia das MA?es em 2018, na comparaAi??A?o ao ano passado, segundo a pesquisa de HA?bitos de Consumo para o Dia das MA?es, da Boa Vista SCPC divulgada pela AssociaAi??A?o Comercial do ParanA? (ACP). Realizada ao longo do mA?s de abril, com mais de 1200 respondentes de todo o paAi??s, a apuraAi??A?o tambAi??m constatou que aproximadamente 1/3 dos consumidores pretendem gastar mais em relaAi??A?o ao valor gasto em 2017. 47% gastarA?o o mesmo valor e 21% pretendem gastar menos este ano.

TambAi??m de acordo com a pesquisa da Boa Vista, itens como eletrodomAi??sticos e de entretenimento registraram um crescimento na intenAi??A?o de compra em 2018, passando de 11% para 16% e de 8% para 12%, respectivamente. Mas a preferA?ncia da maioria continua sendo os itens de uso pessoal para presentear as mA?es, como vestuA?rio, calAi??ados e cosmAi??ticos, que correspondem a 57%.

Na comparaAi??A?o ao ano anterior, permanece inalterado o valor mAi??dio pretendido para gastar com os presentes para o Dia das MA?es, de R$ 196. Quando comparada a faixa de valores pretendidas, 54% pretendem gastar no mA?ximo R$ 100. Outros 21% entre R$ 101 a R$ 200, 15% entre R$ 201 a R$ 600, e apenas 10% acima destes valores.

Ainda de acordo com a pesquisa, 66% dos respondentes disseram que pretendem comprar apenas um presente nesta data e outros 34% comprarA?o mais de um presente. 96% informaram que irA?o presentear as mA?es, 18% a sogra e 17% as avA?s (crescimento de 10 p.p. em relaAi??A?o Ai?? 2017).

31% dos consumidores levarA?o em conta a necessidade e utilidade do presente no momento da compra. Outros 30% o desejo das mA?es, depois o preAi??o (23%), a qualidade (14%) e a marca (2%).

86% dos consumidores irA?o comprar os presentes de Dia das MA?es em lojas fAi??sicas (destes, 49% em lojas de rua). Outros 35% recorrerA?o Ai??s lojas de shoppings e 15% grandes magazines.

68% irA?o comprar o presente do Dia das MA?es e pagar Ai?? vista (9p.p. inferior a 2017). Pouco mais da metade de quem pretende comprar Ai?? vista irA? pagar em dinheiro. 30% utilizarA?o o cartA?o de dAi??bito (era 39% em 2017) e 14% uso do cartA?o de crAi??dito com parcela A?nica (aumentando de 8% para 14%).

A pesquisa tambAi??m identificou que cresceu em 9p.p. em comparaAi??A?o a 2017, o percentual de consumidores que irA?o comprar o presente do Dia das MA?es e pagar de forma parcelada (de 23% para 32%). Destes, 88% utilizarA?o o cartA?o de crAi??dito, 7% o carnA?, 3% o boleto e 2% o dAi??bito programado.

28% dos consumidores nA?o irA?o comprar presentes para comemorar esta data em 2018. 47% deles alegam porque estA?o endividados ou sem condiAi??Ai??es financeiras, 19% desempregados (5p.p. acima em relaAi??A?o ao ano passado), 17% por falta de hA?bito de presentear na data e 17% por outros motivos.

Perfil dos respondentes

Na pesquisa da Boa Vista sobre os HA?bitos de Consumo para o Dia das MA?es, 59% dos respondentes sA?o mulheres. 79% dos consumidores concentram-se na faixa etA?ria entre 24 a 34 anos. 39% moram na regiA?o Sudeste. 57% dos consumidores que responderam Ai?? pesquisa sA?o solteiros. 57% dos consumidores sA?o economicamente ativos e estA?o empregados no mercado formal de trabalho. Outros 10% sA?o autA?nomos (informais) e 33% nA?o estA?o economicamente ativos.

Metodologia

A pesquisa sobre os HA?bitos de Consumo para o Dia das MA?es, da Boa Vista SCPC, foi realizada de modo quantitativo, por meio de sondagem via internet (questionA?rio eletrA?nico), no perAi??odo de 05 a 28 de abril de 2018. Foram entrevistados consumidores residentes nas principais capitais brasileiras, que acessaram ou nA?o o site www.consumidorpositivo.com.br da Boa Vista. Amostra: 1.200 respondentes. Leitura dos resultados: 95% de grau de confianAi??a e margem de erro de 2,8%.

Deixe uma resposta