Paraná Extra

Curitiba começa a vacinar e Greca critica remédios sem eficácia contra Covid-19

Curitiba deu inicio nesta manhã (20) à vacinação de profissionais de saúde com a Coronavac, vacina chinesa contra a Covid-19. O prefeito Rafael Greca promoveu um ato no Salão de Eventos do Parque Barigui para formalizar o inicio da vacinação de profissionais da saúde, idosos internados em asilos e indígenas. A capital deve vacinar em torno de 24 mil pessoas e ainda não existe previsão de novos lotes de vacinas.

A enfermeira Silvana Maria Bora foi a primeira pessoa a ser vacinada. Ela trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Boa Vista e é servidora da rede municipal de saúde há 20 anos. Atua na linha de frente da urgência e emergência desde os primeiros casos da diença ocorridos no município.  A primeira dose foi aplicada pela secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak.

Nesta primeira etapa de vacinação serão vacinados os primeiros profissionais da Secretaria Municipal da Saúde que vão atuar no grupo de 250 vacinadores durante a campanha.

Conheça  um pouco dos primeiros profissionais a serem vacinados em Curitiba

Silvana Maria Bora – enfermeira da UPA Boa Vista, é servidora da rede municipal de saúde há 20 anos. Atua na linha de frente da urgência e emergência desde os primeiros casos de COVID-19 ocorridos no município.

Elizabete Moraes Silva – médica intensivista do Hospital do Idoso desde 2012. Atuou no Hospital Vitória de junho a dezembro de 2020, exclusivamente no enfrentamento à COVID-19. Formada em medicina fez residência médica em nefrologia na USP de Ribeirão Preto. Atuou por 12 anos no interior do Paraná, em 2010 mudou-se para Curitiba em busca de mais estrutura para atendimento de seu filho Igor, que tem Paralisia Cerebral e requer cuidados especiais.  Durante todo o período conciliou o trabalho com os cuidados com o filho.

Claudia Maria dos Santos – técnica de enfermagem da US Capanema. Servidora da rede municipal de saúde há 16 anos. Fará parte da equipe de vacinação contra a COVID do município de Curitiba, tem uma vasta experiência em sala de vacinas, sendo uma referência na comunidade.

Thais Ribeiro Dessanti – faz parte da equipe de higienização e limpeza do Hospital Vitória desde que o serviço foi implantado em junho de 2020. Exerce um papel fundamental, na prevenção de infecções, evitando que o vírus se prolifere no ambiente hospitalar.

Deixe uma resposta