Paraná Extra

Curitiba recebe exposição sobre o Santo Sudário em abril

A partir do dia 6 de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) recebe a exposição internacional “Quem é o homem do Sudário”, que já percorreu diversos países apresentando a reconstituição da trajetória do Sudário de Turim, por meio de réplicas de elementos datados da antiguidade. A mostra segue até o dia 3 de junho e acontece no prédio da Tribuna, na PUCPR.
Dividida em cinco fases, a mostra contém uma réplica do Sudário de Turim — uma peça em linho que, acredita-se cobriu o corpo de Jesus após a crucifixão — em tamanho original de 4,41m x 1,13m, réplicas da tumba, pregos, flagelos e da coroa de espinhos. As moedas, cuja impressão encontra-se sobre os olhos do Homem do Sudário, são originais da época da Palestina.
Além desses elementos, a exposição contará ainda com mais de 30 painéis, que incluem estudos sobre o lençol sepulcral, a desmistificação do teste Carbono 14 e o percurso histórico do Sudário. Uma escultura em tamanho real do homem do sudário, feita por Luigi Enzo Mattei, também integra a exposição, que pertence à Comunidade Olhar Misericordioso e tem a curadoria do padre Alexandre Paciolli.
Conferência — Os mistérios que envolvem o Santo Sudário, pano que segundo a tradição cristã teria envolvido o corpo de Jesus Cristo, serão tema da conferência Santo Sudário: uma provocação à inteligência, promovido pelo projeto Diálogos Contemporâneos do Instituto Ciência e Fé da PUCPR. O evento, que marca a abertura científica da exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário”, acontece no dia 31 de março, às 19h30, no teatro TUCA – PUCPR. As inscrições devem ser realizadas aqui. As vagas são limitadas.

Deixe uma resposta