Paraná Extra

Deve gear no Paraná entre esta quinta e sexta-feira, alerta Simepar

Sul e sudoeste do Paraná poderão ser atingidos por geada na madrugada de quinta (9) para sexta-feira, fenômeno que poderá atingir a região metropolitana de Curitiba.  A previsão é do Instituto Simepar, que prevê a chegada de uma massa de ar polar ao estado.

De acordo com a previsão da Simepar, praticamente todo o estado pode ter incidência de geada, mesmo que de menor intensidade. Apenas as faixas a Leste e a Norte — o que inclui Curitiba, Litoral e cidades como Maringá e Londrina — devem ficar de fora.

Em alguns municípios a temperatura pode chegar a ficar negativa na sexta-feira (10). É o caso de Guarapuava, que tem variação térmica prevista entre -1ºC e 14ºC. Em Curitiba, a sexta deve ter mínima de 4ºC e máxima de 16ºC.

A chegada do frio motivou alerta da alerta da Defesa Civil para instruir a população da cidade sobre o que fazer para minimizar os efeitos da geada.

De acordo com o órgão, entre os perigos dos dias frios encontra-se o mau uso de equipamentos para aquecer ambientes, que devem ter uso sempre monitorado.

Também a queima de carvão vegetal pode causar morte por inalação de monóxido de carbono, e a queima de álcool por asfixia, fora o risco de incêndios.

Com relação ao corpo, alguns cuidados recomendados são o uso de creme hidratante, para evitar queimaduras por frio e a ingestão de líquidos (preferencialmente quentes).

Caso seja necessário apoio emergencial, a Defesa Civil indica a ligação para os números 156, 153 e 199.

Deixe uma resposta