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Duas mil escolas já tem novos diretores

Os diretores e diretores auxiliares indicados pelo processo de consulta às comunidades escolares de cerca de 2 mil escolas da rede estadual de ensino assumiram os cargos nesta segunda-feira (02). Os representantes escolhidos têm mandato de três anos nos cargos.

A consulta ocorreu em novembro do ano passado, quando votaram professores e funcionários, responsáveis por aluno menor de 16 anos e alunos matriculados no ensino médio e no ensino profissional.

 “O processo representa a participação de pais, alunos, professores, pedagogos e funcionários na decisão dos rumos da escola”, disse a superintendente da Educação da Secretaria de Estado da Educação, Meroujy Cavet.

Papel do diretor

O principal papel do diretor é promover práticas que estimulem a participação da comunidade escolar nas decisões e ações presentes no cotidiano escolar. “O diretor é um elemento norteador para conduzir a administração do espaço físico e pedagógico da escola. Ele precisa delegar poderes e não ditar as regras”, afirmou o diretor do Colégio Estadual Elza Scherner Moro, em São José dos Pinhais, Luiz Guilherme Affonso.

A Secretaria da Educação fará em março um curso de gestão para contribuir na formação dos diretores. “Trata-se de um curso de especialização no qual serão abordados temas que envolvem todos os aspectos necessários para que seja realizada uma gestão eficiente”, explicou Meroujy.

Em 36 escolas que não tiveram processo de consulta à comunidade escolar, devido à ausência de candidatos, serão indicados diretores pela Secretaria da Educação. Outros 41 estabelecimentos de ensino não participaram por serem instituições religiosas.

(AEN)

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