Paraná Extra

Economia brasileira ainda nA?o sentiu efeitos da Copa 2018

A exatos 30 dias da abertura da Copa de 2018 ai??i?? e no dia em que a SeleAi??A?o Brasileira serA? convocada para o maior evento esportivo do planeta ai??i?? poucos efeitos tA?m sido notados na economia por conta do Mundial, a ser realizado a partir de 14 de junho, na RA?ssia.

Nem mesmo o setor de eletroeletrA?nicos, que historicamente Ai?? o mais beneficiado no perAi??odo, tem demonstrado otimismo com as vendas. Especialistas entrevistados pela AgA?ncia Brasil apontam que, em funAi??A?o da crise, hA? indicaAi??Ai??es de que o setor informal venha a ser o mais beneficiado pela Copa deste ano.

lojas_em_brasilia.jpg

ComAi??rcio espera que a Copa resulte na venda de 12,5 milhAi??es de aparelhos de tv em todo o paAi??s, total 10% superior ao de 2017 (Arquivo/Marcelo Casal Jr/AgA?ncia Brasil)

De acordo com a AssociaAi??A?o Nacional de Fabricantes de Produtos EletroeletrA?nicos (Eletros), a expectativa Ai?? que a Copa resulte na venda de 12,5 milhAi??es de aparelhos de tv em 2018. Apesar de o volume ser 10% superior ao de 2017, a tendA?ncia Ai?? de que, no primeiro semestre de 2018, ele fique abaixo do anotado no mesmo perAi??odo em 2014, quando da A?ltima Copa, realizada no Brasil, e vencida pela Alemanha.

ai???Na comparaAi??A?o com o primeiro semestre de 2014, quando foram vendidas 7,935 milhAi??es de TVs, o volume estimado para 2018 Ai?? 14% menorai???, disse o presidente da Eletros, Lourival KiAi??ula, ao afirmar que a indA?stria se preparou ai???com bastante antecedA?nciaai??? para esta Copa, no sentido de suprir as demandas vindas dos varejistas e de garantir a reposiAi??A?o de estoques.

Segundo ele, a Copa do Mundo representa uma ai???inversA?o de sazonalidadeai???, uma vez que traz, para o primeiro semestre do ano, as vendas de aparelhos eletrA?nicos que normalmente ocorrem com maior intensidade no segundo semestre.

ai???O mercado de televisores muda de patamar a cada quatro anos. Os televisores ganham mais evidA?ncia, uma vez que todos os brasileiros, apaixonados por futebol, querem acompanhar os lances de perto com a mA?xima qualidade de imagemai???, disse.

A venda de televisores pode acarretar em um efeito dominA? positivo para outros setores. Ai?? o caso da TV por assinatura. ai???A exemplo das OlimpAi??adas, a Copa ajuda a aumentar a demanda no nosso setor. As pessoas se preparam para a Copa. Elas trocam de televisor, e isso tambAi??m Ai?? algo que as motiva a adquirir canais por assinatura. Uma coisa puxa a outraai???, disse o diretor de Produtos de TV por Assinatura da NET, Alessandro Maluf.

Citando levantamentos feitos pela AgA?ncia Nacional de TelecomunicaAi??Ai??es, a AssociaAi??A?o Brasileira de TelevisA?o por Assinatura (ABTA) diz que o setor como um todo registra queda de assinaturas hA? dois anos, mas que a tendA?ncia Ai?? de estagnaAi??A?o, jA? que entre marAi??o e abril a reduAi??A?o do nA?mero de assinaturas ficou menor, em apenas 900 assinaturas.

ai???Nosso setor sofre fortemente os impactos da economia, e sentimos uma certa retraAi??A?o no mercado ao longo dos A?ltimos anos. A Copa, no entanto, representa um estAi??mulo para a TV por assinatura. Temos identificado um aumento de demanda e de pessoas interessadas nos canais esportivosai???, disse o diretor da NET.

ai???Em geral nosso carro-chefe sA?o os canais de filmes, os infantis, seguidos dos canais de esportes e de sAi??ries. No entanto, em ano de Copa, isso muda, e o carro-chefe fica com os canais de esportesai???, afirmou.

Com base na apuraAi??A?o feita com suas associadas, a AssociaAi??A?o Brasileira de AgA?ncias de Viagens (ABAV) indica que atAi?? o momento as vendas estA?o dentro da normalidade para o perAi??odo, e que, em geral, elas se intensificam a partir deste mA?s. Os destinos nacionais despontam com 65% da procura, ante 35% do internacional.

A realizaAi??A?o da Copa do Mundo no perAi??odo Ai?? apontada como possAi??vel fator a pesar na menor procura por viagens mais distantes ou de longa duraAi??A?o em julho. Entre os destinos nacionais, os mais procurados paraAi?? julho tA?m sido MaceiA? (AL) e Porto de Galinhas (PE).

O aumento do dA?lar nas A?ltimas semanas tambAi??m tA?m resultado na queda da procura por destinos internacionais. Neste caso, os destinos mais procurados sA?o Santiago, no Chile, e CancA?n, no MAi??xico.

Informalidade poderA? ter benefAi??cios

Segundo o professor da Faculdade de Economia da Universidade de BrasAi??lia (UnB) Marilson Dantas, a crise econA?mica prejudicarA? ainda mais ai???o efeito mAi??nimoai??? que a Copa terA? para a economia do paAi??s. Segundo ele, a tendA?ncia serA? a de favorecer o consumo de produtos mais baratos, oriundos da economia informal.

ai???O efeito da Copa para o Brasil serA? mAi??nimo. IncentivarA? o consumo de alguns produtos especAi??ficos e de forma pontual. Ai?? o caso, principalmente, dos televisores. Mas em termos gerais o efeito Ai?? mAi??nimo, ainda mais em um perAi??odo de crise como o atual, que naturalmente jA? levaria as pessoas a consumirem produtos mais baratos como os ofertados pelo comAi??rcio informalai???, disse.

O comAi??rcio informal, acrescenta, nA?o deixa de ser relevante e positivo do ponto de vista econA?mico, atAi?? por ter, em sua cadeia, diversas etapas de formalidade econA?mica.

ai???Toda oportunidade de consumo gera riqueza. A economia Ai?? A?nica, independentemente de ser ou nA?o formal e ligada a uma pessoa jurAi??dica. A economia informal estA? dentro da economia. Apenas nA?o Ai?? alcanAi??ada pela A?rea tributA?ria. Ela apresentarA? resultados, ainda que nA?o preponderantes para o processo de desempregoai???, opinou o professor da UnB.

Segundo ele, o consumo relacionado Ai?? temA?tica da Copa em grande parte serA? direcionado a pequenas empresas ou empresas informais que nA?o pagam royalties para a Fifa (FederaAi??A?o Internacional de Futebol). Elas sA?o as mais beneficiadas por conta do Mundial da RA?ssia.

ai???Ai?? lA? [na economia informal] que estarA? a maior parte do volume a ser comercializado: bandeiras, camisas nA?o oficiais e, principalmente, apetrechos de pequeno valorai???, disse ele.

Vendas no varejo ainda nA?o decolaram

Ciente dessa tendA?ncia, o comerciante Elho Carmo de Souza jA? disponibilizou algumas camisas ai???nA?o oficiaisai??? e bandeiras para capA?s de carros logo Ai?? frente de sua loja, em uma das entradas da Feira dos Importados, em BrasAi??lia. As vendas nA?o vA?o bem.

Apenas uma camisa de R$ 30 foi vendida desde que ele montou um varal com seus produtos. ai???Por enquanto, minha proposta Ai?? apenas garantir esse ponto de venda. Eu sei que as vendas sA? vA?o comeAi??ar mesmo a partir de junho, quando comeAi??a a Copaai???, disse o comerciante que, a cerca de 30 metros da prA?pria loja, Ai?? tambAi??m camelA?.

Vendedora em uma loja de roupa esportiva, Lorena Saram diz que as vendas estA?o bastante travadas. ai???Notamos uma preferA?ncia das pessoas pelas camisas temA?ticas dos tAi??tulos jA? conquistados pela SeleAi??A?o Brasileira. Mesmo assim, temos vendido pouco. Em mAi??dia, apenas uma camisa por diaai???, disse.

Ela acredita que a situaAi??A?o irA? melhorar um pouco a partir dos prA?ximos dias. ai???O brasileiro gosta de fazer tudo em cima da hora. Acho que nA?o serA? diferente em se tratando da Copa do Mundo.ai???

Efeito para os paAi??ses que sediam o Mundial

Na Copa de 2014, sediada no Brasil, o peso do evento na economia foi bem maior. ai???Para os paAi??ses que sediam a Copa, o efeito Ai?? muito maior e envolve todo um processo de investimento pesado, que antecipa demandas de infraestrutura pA?blica, visando os chamados legados. Nesse caso, o setor mais beneficiado Ai?? o dos transportes, que tA?m relaAi??A?o direta com jogos e com os estA?diosai???, explica o professor Dantas, da UnB.

No caso do Brasil, os investimentos foram essencialmente pA?blicos, o que, segundo o professor, acabou por prejudicar as contas pA?blicas.

ai???Infelizmente nA?o tivemos competA?ncia efetiva para atingir todas as metas relacionadas ao legado, jA? que parte das obras nA?o foi concluAi??da. DAi??vidas foram contraAi??das, mas resultados nA?o foram consolidados. Isso costuma acontecer com a grande maioria dos paAi??ses que sedia a Copa. NA?o Ai?? uma exclusividade do Brasilai???, afirmou.

ai???O esforAi??o foi muito grande e o resultado muito pequeno e envolto a suspeitas de desvios que resultaram em investigaAi??Ai??es. Veja o caso de BrasAi??lia onde foi construAi??do um estA?dio de quase R$ 2 bilhAi??es. Criamos uma dAi??vida pesada que nA?o faz sentido. Gastou-se para gastar mais, porque, alAi??m do pagamento da dAi??vida, pagam-se juros e, agora, gasta-se ainda mais por conta da necessidade de manutenAi??A?o do estA?dioai???, finalizou.

(AgA?ncia Brasil)

Deixe uma resposta