Paraná Extra

Em 35 dias, sinal analógico de tevê será desligado em 27 cidades

O sinal analógico de televisão de 27 cidades do Paraná, incluindo Curitiba e Guaratuba, vai ser desligado no próximo dia 31 de janeiro. Cerca de 90% dos televisores em Curitiba já estão adaptados para receber o sinal digital, que passa a ser a única forma de assistir ao conteúdo das emissoras abertas depois do desligamento. Para quem tem aparelhos de televisão sem o receptor digital, é preciso instalar um conversor e uma antena especial que recebem este sinal. Eles são vendidos em lojas especializadas e o Governo Federal também distribui kits com estes equipamentos de graça para as famílias inscritas no Cadastro Único. Em Curitiba, 369 mil kits devem ser distribuídos gratuitamente.

Os equipamentos são retirados em agências dos Correios. É preciso ligar para o número 147 e fazer o agendamento para a retirada. É possível marcar a data também pelo site, sejadigital.com.br.

A liberação da frequência de 700 MHz usada pelo sinal analógico vai gerar melhorias para a internet móvel e as transmissões de banda larga. Essas mudanças devem ocorrer na metade de 2018. No site da Seja Digital há o cronograma de desligamento para as demais cidades do Paraná.

Cidades onde o sinal analógico será desligado:

Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituva, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Deixe uma resposta