Paraná Extra

DER faz pesquisa on line com usuário de linhas intermunicipais

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) realiza uma consulta online sobre o transporte intermunicipal de passageiros. O questionário pode ser respondido de maneira anônima em cerca de cinco minutos.
A pesquisa “Origem, Destino e Demanda Reprimida” tem como objetivo verificar as demandas por ligações entre municípios, checar opinião de usuários sobre oferta de linha com conexão – similar ao realizado com linhas aéreas – e formar um perfil de quem usa o transporte intermunicipal.
De acordo com o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti, chegou a hora de modernizar o sistema de transporte utilizado. “Contamos com todos os usuários do transporte para nos ajudar”, afirma.
O departamento é responsável por 654 linhas de transporte intermunicipal de passageiros no estado, exceto na Região Metropolitana de Curitiba.
Mesmo com a pandemia da Covid-19, em 2020 foram comercializadas 24,3 milhões de passagens. Neste ano, foram 3,1 milhões nos primeiros meses. A capacidade de atendimento está reduzida e há menos passageiros devido às restrições de circulação e abertura do comércio.
Como funciona a pesquisa?

Ao acessar a consulta, o participante informa o município de residência e as linhas que utiliza (até três), motivo e frequência de uso, e opina também sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Na última tela, a primeira pergunta avalia o interesse nas conexões entre linhas de ônibus, como aquelas feitas no transporte aéreo. Na mesma tela o participante pode sugerir até três novas linhas, indicando o motivo e a frequência em que as utilizaria.
A última pergunta diz respeito ao impacto da pandemia da Covid-19 na utilização do transporte intermunicipal. O usuário que deixou de usar o sistema vai informar como está se deslocando atualmente e se tem planos de voltar a utilizar os ônibus.
Segundo o departamento, os resultados da pesquisa serão analisados e aproveitados na revisão do Plano Diretor de Transporte Intermunicipal do Estado, que servirá de base para ajustes nas linhas atuais e nas futuras licitações.
Câmaras e prefeituras também serão consultadas quanto às demandas por novas ligações que recebem da população.
Conexões entre linhas

Conforme o DER-PR, a principal vantagem do modelo com conexões entre linhas é o aumento de opções de horários de viagem, utilizando veículos diferentes.
“O modelo tronco alimentar com conexão, similar ao sistema aéreo, onde os trechos de menor demanda alimentam os de maior, permite a oferta de mais horários e atendimento a todos os municípios, sendo, em nossa análise, uma alternativa para melhorar o sistema”, explica a coordenadora de Transporte Rodoviário Comercial do DER-PR, Maria Elizabete das Neves Bozza.

(G1)

Deixe uma resposta