Paraná Extra

Especialista dA? dicas para nA?o cair nas armadilhas do consumo

VocA? jA? deve ter percebido que todos os dias somos bombardeados com ofertas, lanA�amentos e novas necessidades. Muitas vezes compramos mais do que podemos e acabamos endividados, ou apertados em outras necessidades do orA�amento. “O planejamento A� a chave do sucesso, mas mesmo pessoas planejadas costumam cair em tentaA�A?o, pois A� difA�cil resistir aos encantos de uma vitrine, de um lanA�amento ou de uma promoA�A?o”, afirma a economista Leide Albergoni, professora do curso de Economia da Universidade Positivo (UP) e autora do livro IntroduA�A?o A� Economia a�� AplicaA�A�es no Cotidiano.

Segundo ela, essas sA?o as principais formas de perder o controle dos gastos. “Precisamos nos preparar racionalmente para as compras e nA?o comprar movidos pela emoA�A?o. As empresas tA?m profissionais para desenvolver embalagens criativas, para arrumar vitrines de forma a nos atrair para dentro da loja e produzir comerciais com pessoas bonitas e felizes ao consumir o produto. Precisamos ser espertos para nA?o cair nessas armadilhas”, alerta. A especialista lista 12 dicas para quem deseja manter o controle sobre seus gastos e nA?o cair na tentaA�A?o do consumismo:

  • Evite fazer compras com amigos, pois a empolgaA�A?o nos faz comprar algo que nA?o precisamos. Se for ajudar alguA�m a escolher alguma coisa, A� preciso se preparar para nA?o comprar nada e, de preferA?ncia, nA?o leve dinheiro para evitar a tentaA�A?o.

  • Antes de comprar um produto, pergunte: a�?eu preciso disso?a�?.

  • Decida em casa o que precisa comprar, longe das tentaA�A�es apresentadas nas lojas.

  • Se gostar de um produto em alguma loja por um bom preA�o, nA?o compre imediatamente e analise se realmente precisa dele e se cabe no seu orA�amento.

  • Evite comprar o produto na primeira loja. Deixe claro ao vendedor que nA?o A� porque gostou do produto que vai levA?-lo. FaA�a pesquisa de preA�o, pois A� possA�vel economizar comprando o mesmo produto em uma loja diferente.

  • Os vendedores estA?o preparados para tirar informaA�A�es de nA?s, a partir de conversas amigA?veis. Ou eles usam essas informaA�A�es para nos convencer a comprar o que nA?o A� necessA?rio, ou usam seu dom de comunicar-se e estabelecer uma conversa amigA?vel para conquistar nossa simpatia e dificultar nossa recusa em comprar o produto. A� preciso tomar cuidado: seja educado com os vendedores, mas evite conversas que possam se transformar em armadilhas para vocA? mesmo. Um sorriso ou um comentA?rio empolgado e pode se dar por perdido!

  • Depois de ter uma lista de preA�os em diferentes lojas, A� hora de negociar. VA? A�s lojas que mais gostou do produto ou do atendimento e comece a fazer propostas de preA�os a partir do que encontrou nas outras lojas. Se a primeira loja nA?o aceitar descontos, tente outra e mais outra. Muitas lojas estabelecem seu preA�o jA? com uma margem para descontos, entA?o nA?o podemos perder essa oportunidade de gastar menos. Sabia que em algumas culturas A� ofensa nA?o pechinchar?

  • Se a compra for A� vista e em dinheiro, a negociaA�A?o deve ser ainda mais vantajosa, pois a empresa nA?o terA? o risco de calote e nA?o pagarA? taxa A� administradora do cartA?o sobre suas compras. No pagamento com cartA?o de dA�bito ou crA�dito, as empresas pagam aluguel pelas mA?quinas de cartA?o e taxa de administraA�A?o que podem chegar a 6% do valor das compras. Podemos aproveitar essa informaA�A?o a nosso favor. Por isso, tente fazer compras em dinheiro, pois jA? A� um ponto de negociaA�A?o.

  • Seja realista nos pedidos de desconto. Nenhuma empresa vai reduzir seu preA�o em 70%. O ideal A� perguntar qual A� o desconto, propor 20% e ver onde se pode chegar.

  • Na hora de negociar, podemos usar a possibilidade de fidelidade A� loja em nosso favor. A� claro, se a loja tem produtos de qualidade e preA�os bons, A� razoA?vel que voltemos a comprar lA?.

  • Quem nA?o A� bom em negociar, pode levar alguA�m junto que tenha essa facilidade. Muitas vezes atA� queremos negociar, mas amolecemos diante dos argumentos dos vendedores e da emoA�A?o de ter o produto.

Deixe uma resposta