Paraná Extra

Estudo mostra os 10 cursos mais procurados no vestibular

Um estudo realizado pela Universidade Positivo (UP), de Curitiba, com 6.983 vestibulandos, revela os cursos superiores mais procurados no próximo vestibular. Medicina continua em primeiro lugar, com 9,65% da preferência entre mais de 50 opções de cursos de graduação. Direito ficou em segundo lugar, com 9,2% das intenções, seguido por Administração (8,44%), Psicologia (6,14%), Educação Física (5%), Medicina Veterinária (4,82%), Arquitetura e Urbanismo (4,38%), Engenharia Mecânica (4,29%), Engenharia Civil (3,93%) e Enfermagem (3,8%).

Enquanto mais de 40% das universidades japonesas anunciaram cortes nos cursos de Ciências Humanas e Sociais nos últimos dois anos, a pesquisa da UP revela que 46% dos vestibulandos escolhem cursos dessa área, seguida pela de Saúde e Ciências Biológicas, com 29% das intenções, e Exatas, com 19% dos candidatos. O estudo foi realizado por meio de questionário na ficha de inscrição para a Mostra de Profissões da UP, que acontece na próxima quarta-feira, 9, das 8h às 22h, no câmpus Ecoville da Universidade, em Curitiba (PR).

Entre todos os entrevistados, apenas 12,4% já concluíram o Ensino Médio e 77% terminam no final do ano. Muito mais independentes, 37% dos estudantes são de fora de Curitiba. Apenas 32% vão prestar um único vestibular – a maioria (63%) planeja se inscrever em 2 a 5 concursos. Entre os fatores que mais pesam na escolha da universidade, o principal é o programa e a qualidade do curso (40%), seguido pela avaliação da instituição pelo MEC (26%) e reputação da universidade no mercado (12%). Os fatores menos citados foram corpo docente (2%), localização (2%), infraestrutura (6%), preço (8%) e reconhecimento dos egressos (6%).

Para participar da Mostra de Profissões 2017, os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio do hotsite up.edu.br/mostra. As informações complementares sobre programação e dinâmicas do evento também podem ser consultadas no site.

 

Serviço

Mostra de Profissões Universidade Positivo

Onde: Universidade Positivo – Câmpus Ecoville (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Ecoville – Curitiba)

Quando: 9 de agosto

Quanto: Entrada gratuita

Informações: up.edu.br/mostra

Deixe uma resposta