Paraná Extra

Exportações de café batem recorde em cinco anos em julho

As exportações brasileiras de café cresceram 28,2% em termos anuais, para 3,2 milhões de sacas de 60 kg em julho, o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) em um recente relatório.

As exportações de café em julho geraram receitas de US$ 378,2 milhões, um aumento de 5,1% em relação ao ano passado, de acordo com os dados do Cecafé.

Em particular, as exportações de grãos arábica responderam por 71,4% do volume total em julho, enquanto as vendas de café robusta e café instantâneo representaram 18,2% e 10,3%, respectivamente, segundo o relatório.

De janeiro a julho, o Brasil exportou 23,5 milhões de sacas de café, um aumento de 37,6% em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações totais nos primeiros sete meses do ano geraram lucros de US$ 2,9 bilhões, aumentando 11% em comparação com o mesmo período de 2018, apontou o relatório.

“Os volumes exportados em julho mostram que o Brasil mantém um ritmo positivo e que trabalha no embarque de cafés sustentáveis com eficiência e qualidade. Um dos destaques foi o incremento nas exportações para os EUA e Alemanha”, afirmou Nelson Carvalhaes, presidente do Cecafé.

Segundo o Cecafé, os EUA e a Alemanha, responsáveis por 18,7% e 16,7% das vendas totais em 2019, respectivamente, foram até agora os dois principais países de destino das exportações brasileiras de café neste ano.

 

Agência Xinhua

Deixe uma resposta