Paraná Extra

Federal divulga lista de obras que vão cair no vestibular

O Núcleo de Concursos (NC) da UFPR divulgou nesta segunda-feira (2) a lista de obras que fundamentarão questões das provas do Vestibular 2018/2019. São sete obras literárias, três de Filosofia, seis de Sociologia e oito de Música (as últimas, apenas para a prova específica da graduação).

As obras literárias, de Filosofia e de Sociologia servirão para fundamentar a prova da primeira fase do vestibular da UFPR, que é aplicada a todos os candidatos. Isso porque a Resolução n.º 19/2017, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em agosto de 2017, incluiu questões de Filosofia e Sociologia nessa prova. Assim, o número de questões da prova aumentará de 80 para 90 a partir de 2018.

As obras de Filosofia, Sociologia serão cobradas também na segunda fase, no caso de determinadas graduações que requerem prova de conhecimentos específicos.

Lista

As obras literárias são as seguintes: “O Uraguai”, de Basílio da Gama; “Último Cantos”, de Gonçalves Dias; “Várias Histórias”, de Machado de Assis; “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; “Eles não Usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri; “Relato de um Certo Oriente”, de Milton Hatoum; e “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho. Em relação às obras literárias, o edital não especifica edição ou editora.

Em Filosofia, serão cobradas obras de Immanuel Kant, Platão e Michel Foucault. Em Sociologia, os autores são Angela Davis, Roque Laraia, Gérard Lebrun, Claude Lévi-Strauss, Maquiavel, e Karl Marx e Friedrich Engels.

Datas

No Calendário Acadêmico de 2018 foram divulgadas datas prováveis para as provas do Vestibular 2018/2019 da UFPR. A prova da primeira fase deve ser realizada no dia 21 de outubro, enquanto as provas da segunda fase, a princípio, ocorrerão em 25 e 26 de novembro.

Já o período de inscrições será definido pelo edital do vestibular, que deve ser publicado em julho.

Deixe uma resposta