Paraná Extra

Federal retoma aulas segunda-feira, mas professores mantém greve

Por 15 votos a seis, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) votou a retomada do calendário acadêmico na próxima segunda-feira (29). Com a decisão, o Restaurante Universitário, do Centro Politécnico, vai funcionar, com funcionários terceirizados, em caráter humanitário, para atender cerca de mil bolsistas alimentação. Um ônibus fará o trajeto do centro até o campus. O Portal do Aluno será restabelecido e os estudantes, segundo a UFPR, já podem efetuar a matrícula para o segundo semestre.

A decisão foi tomada pela direção da UFPR apesar da manutenção da greve dos professores e servidores. Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, com esta decisão tudo fica mais claro. “Não podemos impedir o trabalho de quem quer voltar, mas quem está em greve não será obrigado a retomar as atividades”, afirma.

Os proessores afirmam que o movimento está forte e que não há a possibilidade de volta às aulas neste momento. A proposta de reajuste de 4% proposto pelo governo federal foi rejeitada. Os proessores querem reajuste de 50% no piso nacional.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest), ainda não se manifestou sobre a decisão da CEPE.

Vestibular

O Centro de Computação Eletônica (CCE) e a Central de Transportes também retornam as atividades. As datas das provas do vestibular, primeira fase em 13 de novembro e segunda fase nos dias 11 e 12 de dezembro, estão mantidas. A Feira de Cursos e Profissões, cuja data já foi adiada, será realizada nos dias 02, 03 e 04 de setembro.

O estudante Guilherme Eiras, do 5º de Direito, também acredita que esta é a decisão acertada e benéfica. “Entendo quem está fazendo greve, mas a retomada é importante por facultar a decisão de quem quer voltar ou não”, comenta. Já para o conselheiro e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rodolfo Spack, a decisão desrespeita as discussões das assembleias das categorias.

(Portal Banda B)

 


 

 

 

Deixe uma resposta