Paraná Extra

Festival Psycho Carnival 2012 é opção para quem troca o samba pelo rock

Além das escolas de samba, dos blocos e do pré-carnaval, o rock também está presente na Folia de Momo em Curitiba. O festival Psycho Carnival 2012, que começa nesta quinta-feira (16), no Centro Histórico de Curitiba, tem na programação diversas bandas do estilo Psychobilly, um desfile de zumbis e um encontro de carros modificados ao melhor estilo Hot Rod.

 

Em 2012, o festival chega à 13ª edição e traz mais de 40 bandas de vários lugares, tanto brasileiras quanto estrangeiras para a capital paranaense. Dentre os destaques estão os ingleses da Coffin Nails e os holandeses da Batmobile.

 

O foco do festival é o movimento Psychobilly. Basicamente, o estilo musical se resume em uma mistura de punk rock dos anos 1970 com o rockabilly, movimento precursor do rock, que surgiu nos anos 1950. No visual, o rockabilly se caracterizava principalmente pelos cabelos, com penteados repletos de brilhantina. Além disso, as bandas desse movimento também incluem influências de filmes de terror.

 

Vlad Urban, organizador do evento, conta que a idéia de fazer um festival deste porte dentro da cidade durante o carnaval, e não em algum lugar fechado, como uma fazenda ou um palco, veio porque Curitiba costuma ficar vazia durante este período do ano. “A estrutura da cidade fica subutilizada. Assim, o público que vem para cá curtir o festival também pode aproveitar outras coisas que Curitiba oferece”, diz.

 

A Zombie Walk – que na tradução literal significa “caminhada de zumbis” – reuniu, em 2011, mais de 3 mil pessoas, segundo a organização, que neste ano espera ter pelo menos um número equivalente de participantes. Para participar basta se fantasiar de morto-vivo, abusar do sangue de catchup e entrar na onda. A caminhada marcada para o domingo (19), a partir das 13h, sai da Praça Osório, passa pela Praça Santos Andrade e termina nas Ruínas de São Francisco.

 

Também no domingo, a partir das 18h, e na segunda-feira (20), a partir das 13h, no Largo da Ordem, começa a exposição Rockabilly Motors Kustom, com vários exemplares de veículos modificados ao estilo Hot Rod.

 

Tanto a Zombie Walk quanto a exposição dos carros são gratuitas. Para Vlad, os dois eventos paralelos ao festival ajudam a divulgar a cultura rockabilly. “Em todos os anos a visibilidade foi muito boa”, avalia.

 

Para quem quiser curtir os shows, ainda há ingressos disponíveis e com direito à meia-entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Segundo a organização, os alimentos arrecadados serão doados à Fundação Pequeno Cotolengo, de Curitiba, que atende pessoas com necessidades especiais.

(G1 PR)

A banda Ovos Presley é uma das atrações do festival de Curitiba.

A banda Ovos Presley é uma das atrações do festival de Curitiba.

Deixe uma resposta