Paraná Extra

Festival Sabores do Pinhão leva gastronomia e cultura para rua

Entre este sábado (30) e 8 de julho, moradores e turistas da capital vão ter mais uma boa razão para visitar o Mercado Municipal de Curitiba. Durante uma semana, quatro imensas tendas vão, literalmente, tomar conta da Rua General Carneiro, ao lado do tradicional espaço da Prefeitura, para sediar o festival Sabores do Pinhão, que irá celebrar o fruto típico do Paraná.

O evento faz parte do Inverno em Curitiba – Aqueça sua Programação, que ocorre até setembro.

O festival gratuito, que reunirá comerciantes do Mercado Municipal, representantes do turismo rural da Região Metropolitana de Curitiba e entidades que buscam incentivar o consumo consciente da semente da araucária, terá estandes com venda de deliciosos pratos à base de pinhão, aulas shows de receitas que trazem o fruto como ingrediente e oficinas culinárias infantis para mostrar todos os benefícios e a versatilidade do consumo da semente.

Além disso, aos sábados e domingos, um palco sob a imensa tenda irá receber o colorido e a alegria de grupos folclóricos, de tradição e de corais de etnias que formam identidade de Curitiba.

“O Sabores do Pinhão é resultado de um esforço de diversas instituições para valorizar a gastronomia e a cultura regional junto ao mercado consumidor curitibano”, destaca Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). Ele ressalta que, além das saborosas receitas feitas à base de pinhão, o festival terá pratos típicos das culinárias alemã e polonesa, doces, produtos derivados de mel e outras opções gastronômicas.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), Fundação Cultural de Curitiba, pela Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Rotas do Pinhão

Uma das principais atrações do festival será o espaço da Rotas do Pinhão, roteiro gastronômico e de lazer rural na Região Metropolitana de Curitiba. No estande da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur), de Tijucas do Sul, o visitante poderá degustar a dobradinha típica de inverno, quentão (com e sem álcool) e pinhão (cozido ou sapecado), e também saber mais sobre propriedades rurais que integram a Rotas do Pinhão, que oferece uma programação com muita aventura, história, gastronomia e paisagens bucólicas.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que apoia o Sabores do Pinhão, também terá um espaço próprio para orientar o público sobre a importância da preservação da araucária e o consumo consciente da semente da árvore símbolo do estado.

Além disso, técnicos da Embrapa irão realizar, nos fins de semana, aulas show de pratos à base do fruto, como farofa de pinhão (30/6, às 13h30) e sopa creme abóbora com pinhão (1/7, às 11h), na unidade móvel da Smab, junto à tenda do evento; e sopa de inhame com pinhão, no Espaço Arena do Mercado Municipal (7/7, às 12h).

O Sabores do Pinhão terá ainda uma programação especial para a garotada. Nos dois sábados do evento (30/6 e 7/7), entre 11h e 13h, as crianças poderão participar de oficinas infantis culinárias na Praça da Integração do Mercado Municipal (entrada pela Rua da Paz). Promovidas pela professora e nutricionista Maria de Fátima Negre, do Colégio Estadual Júlia Wanderley, em parceria com os chefs André Lenzi, Fernando Matsushita e Vavo Krieck, as aulas irão trabalhar com o lado lúdico da culinária à base de pinhão para propor aos estudantes uma maior conscientização da importância da preservação das araucárias e da alimentação saudável e regional.

Enquanto ensinam a preparar de forma divertida receitas com o fruto, como panquecas (doce e salgada), espetinhos de frutas e mini sanduíches coloridos, a professora e os chefs vão levar os alunos a uma viagem pelas araucárias, sua história e curiosidades. “Vamos falar, por exemplo, sobre a gralha azul e o seu grandioso papel junto ao pinhão, instruindo e estimulando a criatividade das crianças através da elaboração de receitas aferidas por nutricionistas”, antecipa a professora Maria de Fátima.

Durante a semana (de 3 a 6/7), às 9h e às 14h, alunos dos 4º e 5º anos de sete escolas municipais e uma estadual da capital também vão visitar o festival e participar das oficinas culinárias infantis. Em clima de Copa do Mundo, todas as crianças vão poder usar um avental com as cores do uniforme da seleção brasileira.

Inverno em Curitiba

De junho a setembro, não vão faltar atrações para se divertir na cidade. O Inverno em Curitiba – Aqueça sua Programação terá um calendário especial tanto para quem visita a cidade como para quem mora na capital, reunindo opções de passeios e programas culturais e de gastronomia.

O Sabores do Pinhão é um dos eventos que faz parte da programação da capital.
Confira os horários das apresentações dos grupos folclóricos, de tradição e corais de etnias:

Sábado (30/6)

11h40 – Coral Harmonia (alemã)

12h15 –  Árabe

13h20 – Coral Ottava Bassa (africano)

14h – Marcos Ussan (blues)

15h – CTG 20 de Setembro (gaúcha)
Domingo (1/7)

11h – Marcos Ussan (blues)

12h – Árabe

13h – Coral Melodia (música popular e clássica)
Sábado (7/6)

11h – Marcos Ussan (blues)

12h – Árabe

13h – Coral Dante Alighieri (italiano)
Domingo (8/7)

11h – Grupo Wakaba Taiko (japonês)
SERVIÇO: Festival Sabores do Pinhão

Data: de 30/6 a 8/7

Horários: de terça a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 8h às 18h; e domingos e segunda, das 8h às 13h.

Entrada: gratuita

Local: Mercado Municipal de Curitiba, na Rua General Carneiro, entre as avenidas Afonso Camargo e Sete de Setembro.

Deixe uma resposta