Paraná Extra

Fim de semana com música, teatro e gibis em Curitiba

A programação cultural do fim de semana em Curitiba está repleta de atividades musicais e teatrais para todos os gostos. Destaque para shows de Thayana Barbosa, Pato Fu e de Acordeom Brasileiro. Nas artes cênicas, os teatros Novelas Curitibanas, Cleon Jacques e Teatro do Piá contam com uma programação de apresentações diferenciadas para todas idades.

Nesta sexta-feira (19) tem apresentação de mais uma edição do Paiol Musical. A cantora e compositora Thayana Barbosa se apresenta no Teatro do Paiol, trazendo canções inéditas de seu novo disco. Já nos palcos do Teatro Novelas Curitibanas, a peça Relatório Popcorn traz uma discussão diferenciada sobre o mundo e o papel do ser humano em sociedade.

Ainda na sexta começam as apresentações da peça Agreste, no Teatro Cleon Jacques. A peça fica em cartaz na sexta e no sábado e o elenco é totalmente composto por alunos do curso Técnico em Teatro do Colégio Estadual do Paraná. O espetáculo remete a cultura nordestina e sua história, projetada nos personagens e na música, que será tocada ao vivo no dia.

O fim de semana também será agitado no Conservatório de MPB de Curitiba, que comemora 25 anos no mês de outubro. O lugar contará com uma programação musical extensa no sábado (20) e no domingo (21). Além disso, o lugar ainda recebe uma apresentação especial de acordeom, com a presença de músicos de diversos lugares do país. O concerto é parte do projeto Acordeom Brasileiro.

Confira mais detalhes e outras programações abaixo:
Gibiteca de Curitiba comemora 36 anos

Nesta sexta-feira (19/10), às 19h, a Gibiteca de Curitiba comemora mais um aniversário. Para celebrar os 36 anos da sua criação, a Gibiteca preparou uma programação com lançamento coletivo de quadrinhos locais e um debate sobre o edital de publicação da Fundação Cultural de Curitiba.

Local: Gibiteca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti
Data: Sexta-feira, 19 de outubro
Horário: 19h
Entrada franca
Thayana Barbosa se apresenta no Paiol Musical

A cantora e compositora Thayana Barbosa se apresenta nesta sexta (19/10) e sábado (20/10) no Paiol Musical com o novo projeto, Minha Pele. O show acontece às 20h nos dois dias. A artista que é radicada em Curitiba desde 1999 traz no seu repertório musical dez canções inéditas e mais três músicas do primeiro álbum, Mar de Dentro. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 e podem ser comprados na bilheteria do Teatro do Paiol.

Data: 19 e 20 de outubro
Horário: 20h
Ingressos: 5 (meia) | 10 (inteira)
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho
Teatro Novelas Curitibanas traz peça Relatório Popcorn

Relatório Popcorn é uma peça para discutir o mundo e o papel do ser humano nele. A apresentação fica em cartaz entre quinta e domingo até o dia 4 de novembro. Os ingressos funcionam com o esquema pague o quanto quiser e a classificação indicativa é livre.

Uma mulher, um homem e um cão se encasulam em um octógono protegido por cercas e portas de ferro para fugir dos perigos do mundo. Presos naquele reduto, o grupo começa a arquitetar matematicamente estratégias de sobrevivência, elaboram novas teorias sobre o mundo, ensaiam números musicais até que, de repente, esse mundo só deles é invadido por outras pessoas.

Data: de 11 de outubro até 04 de novembro, sempre de quinta a domingo
Horário: 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222 – São Francisco
Teatro Cleon Jacques apresenta Agreste

O Teatro Cleon Jacques, no Parque São Lourenço, recebe a peça teatral Agreste neste fim de semana. O espetáculo é uma adaptação livre do premiado texto Agreste, do dramaturgo Newton Moreno. Em 2004, o texto recebeu os prêmios Shell de Teatro e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

A peça remete a cultura nordestina e sua história, embalada por várias canções tocadas ao vivo. O elenco é formado por estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná e a apresentação faz parte da formatura dos cerca de 20 alunos que fazem o curso técnico em teatro na instituição.

Data: 19 e 20 de outubro
Horário: sexta às 20h e sábado às 18h
Local: Teatro Cleon Jacques – Avenida Mateus Leme, 4700 – São Lourenço
Entrada gratuita
Patu Fu sobre aos palcos do Guaíra

A banda brasileira formada em 1992 chega a Curitiba para show do seu novo disco “Música de Brinquedo 2”, inédito em Curitiba. O show vem sendo um sucesso de público e crítica e se mostra como um programa para pais e filhos curtirem juntos.

A apresentação conta com versões de clássicos da música brasileira e internacional interpretado por brinquedos e instrumentos em miniatura.

Data: 20 de outubro
Horário: Abertura dos portões às 18h. Inicio do show às 19h
Local: Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971 – Centro
Ingressos disponíveis no site
Conservatório de MPB de Curitiba celebra 25 anos

O fim de semana é de festa para o Conservatório de MPB de Curitiba. Nascido em 7 de outubro de 1993 como uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes e inaugurado oficialmente no primeiro mandato do prefeito Rafael Greca, o lugar celebra seus 25 anos de existência com uma maratona especial de shows.

Confira a programação:

Sábado (20/10)
Maratona Musical
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco)

11h – Show com o Coral Brasileirinho – direção musical Helena Bel e direção cênica Milton Karam
11h45 – Show com o Coral Brasileiro – direção musical Helena Bel e direção cênica Milton Karam
13h – Roda de Choro Especial do CMPB – direção Julião Boemio e Lucas Melo
14h – Show de professores
15h – Roda de Música Caipira Especial do CMPB – direção Rogério Gulin
16h – Shows de professores do CMPB
17h – Roda de Samba Especial do CMPB
18h – Shows de professores do CMPB
19h – Show com Vocal Brasileirão – direção artística Vicente Ribeiro
20h30 – Orquestra à Base de Sopro e Roseane Santos – Grande Baile de Gafieira do Conservatório de MPB – direção Sérgio Albach

Domingo (21/10)
Local: Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
11h – Show com a banda Trombone de Frutas
12h30 – Show de encerramento das comemorações com a Orquestra à Base de Corda do Conservatório de MPB
Acordeom brasileiro apresenta concerto didático no Conservatório

No sábado (20/10), antes do inicio das comemorações do aniversário do Conservatório de MPB, também tem show para a comunidade. O lugar recebe uma apresentação que mostra o resultado de uma pesquisa com acordeonistas de várias regiões do país onde foi possível conhecer as diversas estéticas da produção musical atual.

O concerto é parte do projeto Acordeom Brasileiro, livro de partituras e diálogos com acordeonistas, e é apresentado por Marina Camargo no acordeom e Marcelo Pereira no baixo.

Data: 20 de outubro
Horário: 10h
Local: Conservatório de MPB – Rua Mateus Leme, 66 – Largo da Ordem, São Francisco
Entrada Gratuita
Teatro do Piá recebe a peça O Chinês e o Dragão

A companhia CórtexArte traz a Curitiba a peça O Chinês e o Dragão, no Teatro do Piá. No domingo (21/10) será a última apresentação da temporada da peça na cidade. A entrada na sessão é gratuita e o espetáculo começa a partir das 11h.

A peça conta a história de um pescador chinês chamado Chan que não consegue mais pescar depois que o frio congela o lago, sua única forma de sustento. O texto foi inspirado no livro “Góruel Mágico”, escrito pela mexicana Natália Armienta, além de ter pego referências de outras histórias do folclore chinês.

Data: 21 de outubro
Horário: 11h
Local: Teatro do Piá – Praça Garibaldi, 7, Palacete Wolf – São Francisco
Entrada gratuita

Deixe uma resposta