Paraná Extra

Força-tarefa vai fiscalizar cumprimento das novas regras sanitárias

Uma força-tarefa integrada entre governo do Estado e Prefeitura de Curitiba está intensificando as fiscalizações em locais de aglomeração na cidade e no comércio de todos os bairros. A medida é focada especificamente no cumprimento dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus, como distanciamento social e uso de máscara e outras regras sanitárias.

As ações serão diárias e regionalizadas, com duas frentes. Aifus-covid (Ações de Fiscalização Integradas) com Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Urbanismo, são direcionadas a bares e casas noturnas, em locais com histórico de aglomerações, notadamente bares e regiões que concentram grande número desses estabelecimentos.
A outra parte é entre Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, voltada para o comércio: restaurantes, lanchonetes, shoppings, galerias, farmácias, supermercados e lojas, principalmente as de departamento.

“Passamos do ponto das orientações e o momento agora é autuação direta e embargos para quem não estiver controlando suas atividades”, diz Rosana Zape, diretora da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba

Desde do início do combate ao novo coronavírus as equipes da Prefeitura já atuaram em 35.495 ações de inspeção ou fiscalização.

Nas duas frentes da força-tarefa, o objetivo é certificar que todos os estabelecimentos cumpram as regras estabelecidas pela Resolução 001. Com a publicação do decreto 1600 nesta sexta-feira (27), a fiscalização também vai atuar no cumprimento da regra que determina o fechamento de bares, casas noturnas e atividades correlatas.

Deixe uma resposta