Paraná Extra

Governo manda divulgar agendas dos secretários

A Controladoria Geral do Estado (GGE) editou uma resolução e solicitou a todos os secretários de Estado a divulgação de suas agendas nos portais institucionais das respectivas pastas. O objetivo é disponibilizar a ferramenta para consulta pública até o começo de março. A medida, anunciada na reunião do secretariado desta terça-feira (19), respalda o compromisso de transparência da administração pública. A ferramenta integra o programa de compliance do Estado.

Segundo Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, as secretarias usarão a ferramenta Gestão Integrada de Relacionamento (GRI), desenvolvida pela Celepar, para alimentar as agendas. Elas vão agregar data, horário, presenças e o grau de publicidade (privada ou pública). As equipes da CGE estão capacitando os responsáveis pelos gabinetes para facilitar a migração.

“A CGE está solicitando aos secretários e determinando que todas as agendas e compromissos da mais alta administração, diretores, presidentes de autarquias, estejam dispostos no portal institucional de cada secretaria. Futuramente essas informações serão migradas para o Portal de Transparência”, afirmou Siqueira.

O controlador-geral também explicou que a resolução oferece mais segurança aos próprios secretários e diretores. “Facilita a agenda, documenta os atos do Poder Público e a sociedade terá esse conhecimento”, destacou. A medida responde a solicitações do Ministério Público Federal (MPF) e da organização Transparência Internacional.

Deixe uma resposta