Paraná Extra

Governo não paga transporte escolar e prefeitos ameaçam não levar alunos

A falta de repasse de recursos estaduais para que as prefeituras transportem os alunos da rede estadual de ensino está provocando problemas em vários municípios. Os prefeitos ameaçam parar de fazer o transporte, segundo a Associação dos Municípios do Paraná. Existe uma promessa da Secretaria Estadual de Educação de que o repasse será feito no mês de maio, mas muitos prefeitos prometem não esperar até lá.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, chegou a proibir que quase dois mil alunos da rede estadual de ensino entrassem nos ônibus que fazem o transporte escolar até que o governo do Estado faça o repasse.

No momento, estão sendo transportados apenas os alunos da rede estadual que moram nos trajetos feitos pelos ônibus para o transporte dos alunos da rede municipal.

Na tarde da última terça-feira (10), pais e alunos fizeram um protesto e usaram um ônibus para trancar uma das ruas por onde o veículo passa.

 

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) já pediu uma reunião em caráter de urgência com o secretário de Educação, Flávio Arns.  Através de uma nota, a secretaria informou que nos próximos dias vai assinar os convênios com todas as prefeituras e vai calcular os valores dos repasses, ainda em abril.

Deixe uma resposta