Paraná Extra

HC suspende consultas médicas sem urgência a partir de segunda-feira

O Hospital de Clínicas da UFPR suspende as consultas ambulatoriais eletivas (sem urgência) a partir de segunda-feira (25).

 

Segundo a instituição, é decorrência da paralisação dos servidores técnico- administrativos pertencentes ao quadro da UFPR que atingiu diversos serviços entre eles urgência e emergência mas, principalmente, as áreas de exames de diagnóstico. Devido a isso as consultas ambulatoriais eletivas serão suspensas.

 

De acordo com a direção do HC, a medida é necessária porque a não realização dos exames de diagnóstico impossibilitam ao médico realizar o devido acompanhamento ao paciente ambulatorial.

 

Cerca de 300 servidores, dos 1900 do quadro de lotados no HC, paralisam suas atividades por dia no hospital. Com a suspensão das consultas eletivas aproximadamente 1.300 pacientes ambulatoriais deixarão de ser atendidos diariamente.

 

Alguns exames já haviam sido suspensos no último dia 14 devido à paralisação. Segundo o HC, cerca de 400 a 500 coletas de laboratório deixaram de ser feitas por dia, totalizando cerca de 4 mil durante o período. Já os exames de raio x, que são feitos na quantidade de 130 diariamente, chegam a mais de mil. Exames de tomografia, ultrassom e endoscopia digestiva também estão suspensos. A greve dos servidores começou no dia 11 de junho.

 

Orientação

 

Pacientes em tratamento oncológico, em quimioterapia e de transplantes devem entrar em contato com sua clínica para orientações.

 

O Hospital orienta que, após o término da greve, os pacientes entrem contato telefônico para reagendamento de suas consultas e exames.

 

Em caso de dúvidas, ligar para o Hospital de Clínicas, (41) 3360-1800, e solicitar os respectivos serviços em que são atendidos para mais informações ou ligar para os telefones disponibilizados no site do HC(www.hc.ufpr.br).

 

Deixe uma resposta