Paraná Extra

Hoje é feriado da Consciência Negra em centenas de cidades. Aqui, só em Guarapuava

Apenas uma cidade paranaense – Guarapuava – comemora hoje, com feriado, o Dia da Consciência Negra. Centenas de cidades, em diversos estados brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, comemoram hoje o feriado dedicado Zumbi dos Palmares.

No Paraná, um projeto de criação de um feriado estadual da Consciência Negra repousa em gavetas na Assembleia Legislativa. De autoria do líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e do deputado Márcio Nunes (PSD) prevê o feriado no dia de hoje em todo o estado, mas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já deu um parecer contrário ao feriado alegando que a lei federal estabelece que os estados não podem criar feriados, a não ser no caso de comemoração da emancipação política.

Da mesma forma, Curitiba, a Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou o feriado em 2012 , mas a decisão foi barrada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, a partir de ação da Associação Comercial do Paraná (ACP) e outras entidades, com o argumento de que mais um feriado só prejudica a economia. A Câmara recorreu e o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso para reverter a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná de suspender o feriado na cidade.

Zumbi dos Palmares liderou a luta de negros escravos que fugiram dos senhores e se refugiaram no quilombo montado por ele. Por ter sido morto, a história de Zumbi acabou se tornando símbolo da luta dos afrodescendentes pela abolição da escravatura no Brasil.

 

Deixe uma resposta