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ImportaAi??A?o via Aeroporto Internacional tA?m crescimento de 9%

O terminal de logAi??stica de carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Curitiba/SA?o JosAi?? dos Pinhais ai??i?? Afonso Pena registrou crescimento de 9,09% na movimentaAi??A?o de volumes importados no primeiro semestre deste ano ante o mesmo perAi??odo de 2016. De janeiro a junho, o complexo logAi??stico recebeu 5.653,6 toneladas de cargas, ante as 5.182,3 t armazenadas nos seis primeiros meses do ano passado.

Entre as principais cargas movimentadas no setor de importaAi??A?o do Teca de Curitiba, destacam-se insumos para automA?veis, peAi??as e partes automotivas ai??i?? incluindo caminhAi??es, A?nibus e equipamentos agrAi??colas ai??i??, equipamentos eletrA?nicos e de informA?tica, partes e peAi??as para elevadores, esteiras e escadas rolantes, materiais para a indA?stria cirA?rgica e produtos quAi??micos. Essas mercadorias vA?m de paAi??ses como FranAi??a, Alemanha, SuAi??cia, EUA, Espanha, ItA?lia e Argentina.

De acordo com o superintendente do aeroporto Afonso Pena, Antonio Filipe Bergmann Barcellos, o complexo logAi??stico do Afonso Pena movimenta uma grande variedade de cargas, atendendo a diversos setores da indA?stria e fomentando o desenvolvimento do estado, da regiA?o e do paAi??s. ai???Este crescimento Ai?? uma A?tima notAi??cia em meio ao perAi??odo que estamos vivenciando e sinaliza uma melhora na atividade econA?mica do paAi??sai???, afirmou.

O Teca de Curitiba foi inaugurado no ano de 1974, sendo o primeiro complexo logAi??stico da Infraero. Conta com uma A?rea total de 34 mil mA?, sendo 17 mil mA? de A?rea construAi??da e 3.364,96 mA? para armazenagem. O espaAi??o inclui cA?maras refrigeradas e uma estrutura de 600 mA? para o recebimento de cargas vivas. O terminal de cargas do Afonso Pena Ai?? um dos trA?s complexos logAi??sticos aeroportuA?rios do Brasil aptos para o armazenamento de cargas vivas ai??i?? os demais sA?o os Tecas do Aeroporto de Viracopos (SP) e do Aeroporto do GaleA?o (RJ).

Entre os equipamentos disponAi??veis para a movimentaAi??A?o de cargas no Afonso Pena, hA? empilhadeiras a combustA?o e elAi??tricas, transpaleteiras elAi??tricas e manuais, niveladoras de docas, plataformas elevatA?rias, racks fixos, porta-paletes, trator, carreta de reboque tipo dolly, carreta de reboque tipo prancha, carreta de reboque tipo bagagem, balanAi??as diversas, cofre, guincho para trator, equipamentos de raios x, varredeira e termohigrA?metros.

Neste ano, a Infraero adotou um novo posicionamento estratAi??gico e de mercado na A?rea de logAi??stica de carga, buscando expandir o portfA?lio de serviAi??os e produtos de logAi??stica integrada oferecidos pela empresa e ampliando a parceria com a iniciativa privada nos negA?cios. Os processos licitatA?rios de diversos Tecas da empresa sA?o um passo importante dessas novas diretrizes.
AtAi?? o momento, cinco processos de concessAi??es de complexos logAi??sticos jA? foram realizados pela empresa: GoiA?nia (GO), Curitiba (PR), VitA?ria (ES), SA?o JosAi?? dos Campos (SP) e Recife (PE). Os quatro primeiros jA? tiveram seus contratos assinados e, no caso de GoiA?nia e Curitiba, a empresa vencedora deverA? assumir as operaAi??Ai??es dos complexos atAi?? o inAi??cio do segundo semestre deste ano. O processo do Aeroporto do Recife estA? em fase de assinatura do contrato.
Todos os contratos em questA?o preveem prazo de concessA?o de dez anos, sem investimentos vinculados por parte das empresas concessionA?rias. Os valores de luva (preAi??o mAi??nimo mensal) totais obtidos com os cinco contratos somam R$ 2,95 milhAi??es.
TambAi??m estA?o previstas as concessAi??es do Teca de Joinville, com abertura do edital prevista para o dia 14/8, alAi??m do complexo logAi??stico de Manaus, com lanAi??amento do edital previsto para este semestre.
Com seu novo posicionamento, a Infraero busca permanecer alinhada Ai??s melhores prA?ticas de mercado, mantendo a competitividade no setor e buscando todas as oportunidades possAi??veis para gerar valor, reduzir custos e garantir a mA?xima eficiA?ncia.

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