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A?ndice de PreAi??o ao Consumidor avanAi??a 0,25% em novembro

O A?ndice de PreAi??o ao Consumidor (IPC) do municAi??pio de Curitiba, apurado pelo IPARDES, registrou em novembro oscilaAi??A?o de 0,25%, variaAi??A?o inferior aos resultados observados em outubro deste ano (0,56%) e em novembro do ano passado (0,32%).

A menor intensidade na aceleraAi??A?o dos preAi??os espelha-se no Ai??ndice acumulado durante o ano, que estA? em 3,16% contra 5,64% para o mesmo perAi??odo do ano anterior; cenA?rio reafirmado no acumulado dos A?ltimos 12 meses, que encerra com taxa de 2,93% ante 6,13% de novembro passado.

DESPESAS – A maior contribuiAi??A?o em pontos percentuais adveio do grupo Transporte, (0,2781 p.p.), resultando em acrAi??scimo de 0,94% ante a retraAi??A?o de -0,03% de outubro. Tal comportamento foi expresso pelas altas de 1,84% em gasolina comum, 15,85% em passagem aAi??rea, 0,55% em automA?vel nacional usado, 0,79% em automA?vel nacional zero km, 1,87% em motocicleta zero km, 1,51% em automA?vel importado zero km e 3,46% em A?lcool combustAi??vel. Por outro lado, ocorreram quedas de -1,94% em conserto de veAi??culos e -2,09% em seguro voluntA?rio de veAi??culo.

A inversA?o ocorrida no segmento SaA?de e Cuidados Pessoais, que teve decrAi??scimo de -1,05% em novembro contra a taxa de 0,86% do mA?s anterior, contribuiu para amenizar o avanAi??o do IPC. Destacaram-se os preAi??os mAi??dios menores em perfume (-8,10%), antigripal e antitussAi??geno (-5,33%), creme de pele e bronzeador (-1,28%) e remAi??dio para problemas de estA?mago (-3,56%).

O grupo HabitaAi??A?o apresentou elevaAi??A?o inferior Ai?? constatada em outubro: 0,81% contra 1,41%. A principal alta ocorreu em energia elAi??trica residencial (3,15%), devido Ai?? rotatividade do sistema de bandeiras tarifA?rias.

Por sua vez, o grupo Artigos de ResidA?ncia intensificou sua queda ao declinar -1,46%, suportada, principalmente, pelas quedas de -14,69% em conserto de mA?quina de lavar roupa e -13,09% em conserto de geladeira. O aumento mais relevante desse grupo ocorreu em microcomputador e notebook (2,21%).

As constantes retraAi??Ai??es do grupo VestuA?rio foram interrompidas pelo aumento mAi??dio de 0,41% nessa A?ltima apuraAi??A?o. As principais influA?ncias para esse resultado advieram de terno (7,61%) e blusa e camisa femininas (1,51%). No outro extremo, ocorreram quedas de -2,69% em sapato e bota femininos e -1,74% em sapato e bota masculinos.

Alimentos e Bebidas avanAi??aram com menor intensidade em novembro (0,05%) ante o resultado de 0,22% de outubro. Ressaltam-se, nesse resultado, as altas de 15,91% em alface, 10,95% em banana caturra e 0,36% em almoAi??o e jantar (refeiAi??A?o fora de casa). Por outro lado, foram constatados decrAi??scimos em tomate (-20,11%), costela bovina (-4,19%) e batata-inglesa (-8,80%).

Em Despesas Pessoais houve retraAi??A?o -0,07%, por conta de pacotes turAi??sticos internacionais e ingresso de futebol, que apresentaram quedas de -5,19% e -6,83%, respectivamente. A alta mais expressiva ocorreu em serviAi??os de cabeleireiro (1,98%).

ComunicaAi??A?o fechou novembro com variaAi??A?o de 0,19%. EducaAi??A?o oscilou 0,09%.

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