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INSS reduz atendimento a partir da prA?xima segunda

A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixarA? de agendar o atendimento presencial para salA?rio-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverA? acessar oA�Meu INSSA�ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberA? direto o nA?mero do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadA?o acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessA?rio, serA? chamado A� agA?ncia.

Nos casos em que as informaA�A�es previdenciA?rias necessA?rias para o reconhecimento do direito jA? constarem nos sistemas do INSS, serA? possA�vel entA?o a concessA?o automA?tica do benefA�cio, isto A�, a distA?ncia.

Segundo o INSS, com a mudanA�a, nA?o haverA? mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agA?ncia para apresentar algum documento, o cidadA?o terA? a garantia de ser atendido perto da residA?ncia. O instituto diz ainda que a mudanA�a representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhA�es de usuA?rios cadastrados e A� acessA�vel pelo computador ou celular. O sistema, que estA? sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadA?o acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviA�os do INSS.

O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviA�os agendA?veis. A partir do dia 24, serviA�os que antes eram prestados somente no atendimento espontA?neo serA?o realizados com dia e horA?rio marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.

Veja a lista dos serviA�os que passarA?o a ser agendA?veis:

Alterar meio de pagamento

Atualizar dados cadastrais do beneficiA?rio

Atualizar dados do Imposto de Renda a�� AtualizaA�A?o de dependentes

Atualizar dados do Imposto de Renda a�� DeclaraA�A?o de SaA�da Definitiva do PaA�s

Atualizar dados do Imposto de Renda a�� RetificaA�A?o de Dirf

Cadastrar DeclaraA�A?o de CA?rcere

Cadastrar ou atualizar dependentes para salA?rio-famA�lia

Cadastrar ou renovar procuraA�A?o

Cadastrar ou renovar representante legal

Desbloqueio do benefA�cio para emprA�stimo

Desistir de aposentadoria

Emitir CertidA?o de InexistA?ncia de Dependentes Habilitados

PensA?o por morte

Emitir CertidA?o para Saque de PIS/Pasep/FGTS

Reativar benefA�cio

Reativar benefA�cio assistencial A� pessoa com deficiA?ncia, suspenso por inclusA?o no mercado de trabalho

Renunciar a cota de PensA?o por Morte ou AuxA�lio-ReclusA?o

Solicitar Pagamento de BenefA�cio nA?o Recebido

Solicitar valor nA?o recebido atA� a data do A?bito do beneficiA?rio

Suspender benefA�cio assistencial A� pessoa com deficiA?ncia para inclusA?o no mercado de trabalho

Transferir benefA�cio para outra agA?ncia

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