Paraná Extra

IntenA�A?o de compras de itens para a Copa cai pela metade, diz CNC

Enquanto na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, 50,1% das famA�lias do paA�s demonstraram interesse em comprar itens relacionados com o Mundial de futebol, este ano, com os jogos marcados para a RA?ssia e o Brasil passando por dificuldades polA�ticas e econA?micas, o percentual caiu para 24%.

Os dados sA?o da pesquisa que a ConfederaA�A?o Nacional do ComA�rcio de Bens, ServiA�os e Turismo (CNC) divulgou hoje (11). O levantamento foi feito com 18 mil consumidores de todas as capitais do paA�s e indica que os produtos mais procurados serA?o os alimentos e bebidas, com 9,9% de intenA�A?o de compra.

No Saara, comA�rcio popular no centro do Rio, decorado com bandeiras do Brasil, para onde se olha, as lojas exibem as cores verde e amarelo da camisa da seleA�A?o

Do total, 7,5% pretendem comprar peA�as de vestuA?rio masculino, feminino e infantil, e 4,3% devem adquirir aparelhos de televisA?o. Em 2014, esses mesmos itens tiveram intenA�A?o de compra de 21,5%, 14,3% e 13,3%, respectivamente.

O chefe da DivisA?o EconA?mica da CNC, Fabio Bentes, disse que como a Copa A� no exterior e as condiA�A�es de consumo sA?o menos favorA?veis este ano, isso A� decisivo para influenciar negativamente na intenA�A?o de compra das famA�lias.

a�?Naturalmente, alA�m do menor envolvimento da populaA�A?o com o prA?ximo Mundial, as condiA�A�es de consumo em 2018 ainda se encontram menos favorA?veis do que hA? quatro anos. A despeito de o paA�s jA? ter deixado para trA?s o processo recessivo, a recuperaA�A?o da economia e do consumo segue lenta e sujeita a oscilaA�A�esa�?, comentou.

A CNC lembra que, no trimestre encerrado em abril de 2014, a taxa de desemprego no Brasil era de 7,1% da populaA�A?o economicamente ativa, contra os 12,9% de agora. E a taxa mA�dia de juros cobrada dos consumidores estA? em 55% ao ano, quando era de 47,9% antes do Mundial no Brasil.

Alimentos e bebidas

Entre as capitais, SA?o LuA�s apresentou as maiores intenA�A�es de consumo de alimentos e bebidas, com 30,7%, enquanto em Boa Vista 23,3% dos consumidores pretendem comprar vestuA?rio e em Manaus 12,6% devem adquirir televisores.

O gasto mA�dio para 51,6% deve ficar em torno de R$ 200 e 39,2% declararam intenA�A�es de consumir mais de R$ 300 com produtos relacionados A� Copa do Mundo 2018.

A maior parte dos consumidores pretende comprar em lojas fA�sicas (83,8%) e pagar A� vista (63,6%). Quanto ao local de consumo de alimentos e bebidas, 53,2% pretendem ficar em casa e 18,8% farA?o o consumo em bares e restaurantes.

No comA�rcio popular do Rio de Janeiro, apesar do esforA�o da Sociedade de Amigos das AdjacA?ncias da Rua da AlfA?ndega (Saara) em enfeitar as ruas e lojas com produtos em verde e amarelo, as vendas ainda nA?o empolgaram o consumidor.

A esperanA�a dos lojistas A� que o desempenho da SeleA�A?o Brasileira alavanque as vendas com o desenrolar da competiA�A?o, que comeA�a nesta quinta-feira (14), com o jogo RA?ssia x ArA?bia Saudita. O primeiro jogo do Brasil A� no domingo (17), A�s 15h, contra a SuA�A�a. A Copa terminarA? no dia 15 de julho.

(AgA?ncia Brasil)

Deixe uma resposta