Paraná Extra

IntenA�A?o de compras para Dia dos Pais cresce 14 pontos; presente terA? valor mA�dio de R$ 179

Cresceu em 14 pontos percentuais a intenA�A?o de compra de presentes para este Dia dos Pais, na comparaA�A?o com o mesmo perA�odo de 2017. Este ano, 40% dos cerca de 1.300 respondentes da Pesquisa HA?bitos de Consumo da Boa Vista SCPC, feita especialmente para esta data, disseram que gastarA?o mais com a compra do presente para o pai. No ano passado, 34% tinham a intenA�A?o de investir um valor superior na comparaA�A?o com o que gastaram em 2016. Esse crescimento A� considerado como um indicativo da melhora nas vendas do varejo. A pesquisa identificou ainda que 60% dos entrevistados irA?o gastar a mesma quantia ou atA� mesmo menos em 2018, com o presente do Dia dos Pais. Em 2017, eram 66%.

TambA�m de acordo com a Pesquisa HA?bitos de Consumo, da Boa Vista SCPC, caiu o percentual de consumidores que nA?o irA? comprar presentes neste ano (de 61% para 47%). JA? 29% dos que nA?o irA?o comprar alegaram estar endividados (em 2017 o percentual era de 23%), seguidos dos que disseram estar fazendo contenA�A?o de gastos (19%), que se manteve estA?vel a 2017.

Houve tambA�m uma queda entre os respondentes que alegaram gastar menos com o presente nesta data, por conta das dificuldades financeiras resultantes da atual situaA�A?o econA?mica do paA�s. 36% dos consumidores disseram que a atual situaA�A?o econA?mica do Brasil contribui para gastarem menos (eram 45% em 2017) e, aumentou o percentual daqueles que gastarA?o menos por contenA�A?o de despesas (de 19% para 25%) e diminuiA�A?o da renda (de 12% para 15%).

68% irA?o presentear os pais com itens de uso pessoal, como roupas, calA�ados, perfumaria e acessA?rios. A opA�A?o por presentear com almoA�o ou mesmo um passeio ou viagem curta registra 10% das intenA�A�es, seguida por 8% que pretendem comprar celulares, 5% itens de informA?tica e 9% outros itens, entre eles ferramentas e bebidas.

46% dos consumidores pretendem gastar no mA?ximo R$ 100,00 com o presente do Dia dos Pais (em 2017 eram 48%). O ticket mA�dio para este ano estA? estimado em R$ 179 (8p.p. superior na comparaA�A?o ao ticket mA�dio de 2017).

Mesmo ainda sendo maioria, caiu de 73% para 69% o total de consumidores que irA?o comprar e pagar A� vista. 44% utilizarA?o o dinheiro e 35% farA?o uso do donde comprar silagra. cartA?o de dA�bito, percentuais similares aos registrados em 2017. Por outro lado, subiu em 4p.p. (de 27% para 31%) o total de consumidores que irA? comprar o presente do Dia das Pais e parcelar o valor. 81% farA?o uso do cartA?o de crA�dito, que se comparado ao ano passado, apresenta crescimento de 3p.p.

81% dos consumidores irA?o concentrar as compras do Dia dos Pais em lojas fA�sicas. 43% em shopping, 33% em lojas de rua e 17% em grandes magazines (em 2017 eram 13%). Dentre os porquA?s de se comprar em loja fA�sica: 46% preferem ver e tocar a mercadoria; 13% sentem-se mais seguros; 31% acham mais rA?pido porque retiram o presente na hora e 10% buscam atendimento pessoal.

NA?o sA? os pais ganharA?o presentes. Dos respondentes, 51% disseram que presentearA?o os pais, 21% os maridos, 10% sogros, 6% irmA?os, 3% avA?s e tios, e 6% outros* (mA?es com papel de pai). A promoA�A?o/preA�o A� o que mais influenciarA? na decisA?o de compra (36%). Outros 20% afirmam que o fator determinante serA? a utilidade do presente. O desejo do presenteado (18%), o bom atendimento (15%) e a marca/qualidade (8%) foram mencionados na sequA?ncia.

Deixe uma resposta