Paraná Extra

Já está funcionando o boletim eletrônico de trânsito, o Bateu

O Batalhão de Polícia Trânsito (BPTran) – responsável pelo trânsito em Curitiba – lançou na sexta-feira (2) a primeira fase do Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu). Trata-se de um sistema que permite fazer pela internet (no endereço www.bateu.pr.gov.br) o registro de acidentes de trânsito que resultem apenas em danos materiais, sem vítimas. O serviço vale apenas para Curitiba.

 

De acordo com o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, a implementação do novo sistema agilizará o atendimento à população. “Da sua casa ou do trabalho, o usuário pode registrar o seu envolvimento em um acidente de trânsito. É possível, além da inclusão de fotos, a livre declaração do envolvido no acidente, bem como a impressão de quantas vias do boletim forem necessárias”, explicou Mattos.

 

Outra vantagem, segundo ele, é que o sistema permitirá uma padronização de informações. “Isso vai facilitar a gerência destas informações, que subsidiam ações do BPTran, como blitze e campanhas educativas”, disse.

 

De acordo com Mattos, em breve o sistema será ampliado. “Na segunda etapa, ele se estenderá para todos os acidentes de trânsito na capital, inclusive os que resultarem em vítimas”, afirma.

 

O boletim eletrônico – lançado durante as comemorações dos 60 anos do BPTran – foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e a Diretoria de Tecnologia e Qualidade da Polícia Militar.

Acidentes – Ao completar 60 anos, o BPTran comemora a redução no número de acidentes de trânsito na capital. O comandante do batalhão informou que, entre 2009 e 2011, o número de acidentes caiu em média 4,58% ao ano. Considerando apenas os acidentes com feridos, a redução média foi de 3,35% ao ano.

 

Deixe uma resposta